‘Não queremos voltar a viver isolados’, comenta técnica de enfermagem após vacinação da 4ª dose contra a Covid-19

Ana Solange, de 44 anos, aproveitou a ampliação do público para receber mais uma dose nesta terça-feira (21).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Ana Solange Borges, 44 anos, tomou a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A técnica de enfermagem Ana Solange Borges, 44 anos, conta que estava na expectativa da 4ª dose desde o anúncio da possibilidade da ampliação para o pessoas acima dos 40 anos, anunciada na segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde. A medida tornou-se necessária após alguns estados apresentarem alta nos casos da doença.

“A gente sabe que a estabilidade dos casos é reflexo da vacinação. Minha família toda está imunizada. Para a gente significa alívio, não queremos voltar a viver isolados”, comenta a profissional.

O casal de autônomos, Elisiane Dias e Anderson Dias, também aproveitou o primeiro dia de vacinação do novo público. “Convivemos com muitas pessoas idosas e estar vacinado é um gesto de amor. Sabemos que esse público acaba sofrendo e é preciso que a gente se cuide para continuar tendo contato”, diz Elisiane.

Nesta semana, a Prefeitura de Macapá também anunciou a liberação do imunizante contra meningite meningocócica para profissionais da saúde e crianças entre 5 a 10 anos que ainda não foram vacinadas. Pais e responsáveis devem ficar atentos na caderneta vacinal das crianças.

“Faltava apenas três vacinas para atualização do cartão. Minha filha precisa de cuidados redobrados por que possui doença crônica. Ela veio com medo, mas sabe da importância para o desenvolvimento dela”, falou Marisa Monteiro de Sousa, agradecida.

Dona de casa, Marisa Monteiro de Sousa levou a filha para atualização da caderneta vacinal | Foto: Ana Cleide Torres /PMM

Confira os locais para vacinação:
UBS: Coração, Rosa Moita, Brasil Novo, Pacoval, Perpétuo Socorro, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Congós, Macapaba, Pedrinhas, Curiaú, Marabaixo, Padre Raul Matte, Leozildo Fontoura, BR-210, Novo Horizonte, Pantanal, Fazendinha, Rubim Aronovitch e Marcelo Cândia, que funcionam das 8h às 17h.

Além destes locais, a vacina contra Covid-19 e influenza também é ofertada no drive-thru da praça Floriano Peixoto, das 9h às 15h.

Para receber a dose dos imunizantes é necessário a apresentação do documento original com foto e carteira de vacinação com a indicação da aplicação da terceira dose.