Profissionais da saúde e crianças entre 5 e 10 anos já podem tomar vacina meningocócica em Macapá

Imunizante é ofertado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Imunizante faz parte do calendário nacional de vacinação | Foto: Arquivo/PMM

Profissionais da saúde e crianças entre 5 e 10 anos já podem tomar a vacina contra meningite meningocócica. O imunizante é direcionado ao público que ainda não foi vacinado e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. A faixa etária atendida segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), que orientou que os municípios elevem a cobertura vacinal evitando, assim, um surto da doença.

A meningite meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis e atinge pessoas de qualquer faixa etária. O imunizante faz parte do calendário nacional de vacinação, devendo ser aplicado em duas doses aos 3 e 5 meses de vida, além da dose do reforço, aos 12 meses de idade.

“A vacina já está sendo ofertada diariamente nas UBSs e o MS solicitou reforço vacinal para esses públicos. O imunizante é a única forma de prevenir e evitar infecções generalizadas”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira. 

As UBSs também seguem ofertando as vacinas de rotina. O procedimento pode ser feito de segunda a sexta-feira e também aos sábados, quando eles são ofertados em pontos estratégicos.

Paralelo a isso, o município também promove a busca ativa, que acontece de porta em porta, para atualização da caderneta vacinal de crianças e adultos.

Para recebimento das doses, basta apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência e cartão de vacina.