Famílias assentadas são inclusas no Cadastro Único

A Prefeitura de Macapá fez a inclusão e atualização de dados das famílias assentadas no Cadastro Único (CadÚnico), na sexta-feira, 26. A ação conta com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e será feita em fevereiro no distrito do Bailique.

 

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Dona Patrícia do Nascimento, do assentamento Corre Água, ficou satisfeita com a ação. “É uma ótima oportunidade, aproveitei para atualizar meu cadastro e deu tudo certo”, declarou.

 

Ao todo, foram feitos 30 atendimentos, entre cadastros novos, atualizações, agendamentos e transferências. O objetivo é facilitar o acesso do público da reforma agrária ao conjunto de programas sociais, implementado pelo Governo Federal.

 

O secretário de Assistência Social e do Trabalho, Lucas Abrahão, disse que esta ação se repetirá e é fundamental a parceria com o Incra para conhecer esse público. “O cadastro permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família”, frisou.

 

A identificação de famílias de grupos populacionais tradicionais e específicos é motivada pela necessidade de se conhecer a realidade socioeconômica desses segmentos. A partir dessas informações, é possível elaborar políticas sociais direcionadas a essa população e que proporcionem assim uma melhoria de suas condições de vida. Para as famílias que já estão inseridas nesse cadastro, a atualização deve ser feita a cada dois anos.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/Semast