Cras Nova Esperança encerra atividades semestrais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Esperança, realizou nesta terça-feira, 12, o encerramento do semestre das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). As atividades retornarão em fevereiro, mas os serviços socioassistenciais continuarão.

A equipe de referência do Cras, juntamente com técnicos da área da saúde da Semsa, desenvolvem ações socioeducativas mensalmente visando a prevenção e a proteção com os idosos, por meio de palestras, oficinas, dinâmicas lúdicas e orientações, focando temas como autoestima, convivência familiar e comunitária, qualidade de vida, envelhecimento saudável, direitos sociais, cidadania, proteção e cuidado a pessoa Idosa.

Os grupos de convivência são espaços de inclusão social dos idosos e, por meio do trabalho social desenvolvido com este público, é possível estimular a participação no contexto familiar e comunitário, refletindo sobre o processo de envelhecimento, a qualidade de vida e a valorização da própria vida. Segundo o coordenador do Cras Nova Esperança, Wallace Sullivan, o grupo da Melhor Idade “Raio de Sol” é participativo e envolvido nas atividades, contando com aproximadamente 35 idosos cadastrados e pessoas voluntárias que atuam como parceiros na execução das atividades.

Os encerramentos serão consecutivos nos outros cinco Cras, que são coordenados pela prefeitura. Para Deuzarina Quaresma, que foi curada de um câncer recentemente, o grupo faz toda diferença na vida dela. “Aqui aprendemos a ser solidários, fazer exercícios, fazemos várias atividades. Já quero que chegue fevereiro para voltarmos com  nosso grupo”, declarou.

Lilian Monteiro

 

Assessora de comunicação/Semast