Prefeitura de Macapá intensifica campanha que visa reduzir acidentes de trânsito

Ações educativas realizam a distribuição de materiais e orientações aos motoristas

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Campanha alerta para perigos de práticas indevidas no trânsito | Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Macapá está intensificando a campanha ‘Minha Escolha Faz a Diferença’, que promove ações para reduzir o número de acidentes de trânsito em Macapá. A programação alerta sobre os perigos do uso de celular e ingestão de álcool pelos condutores, além da falta de uso de cinto de segurança.

A campanha é realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude (Comjuv), grupamento de trânsito da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nesta terça-feira (5), uma blitz educativa e preventiva aconteceu na Orla de Macapá, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre as principais contravenções e valores das multas cometidas. O vigilante e motociclista Marcelo Barros, 50 anos foi um dos participantes.

“É uma campanha muito importante. Infelizmente algumas pessoas não têm conhecimento das leis de trânsito e cometem infrações gravíssimas, colocando a própria vida e de pessoas inocentes em risco. Essa é uma excelente oportunidade para informar e conscientizar nossos motoristas dos riscos em não seguir as regras”, declarou.

Já o empresário Joaquim Neto, 45 anos, diz que esse tipo de abordagem faz a diferença na redução de acidentes, principalmente envolvendo jovens.

“Uma simples conversa sobre as consequências de bebidas alcoólicas ao dirigir fazem a diferença. O legal é que hoje as pessoas estão mais conscientes, há uma preocupação entre os condutores para eleger o amigo da rodada, aquele que não bebe poder levar os demais em casa de forma segura. Isso prova que essas campanhas tem tido resultado positivo”, afirma Joaquim.

Para o coordenador da Comjuv, Marcelo Carvalho, a iniciativa dos órgãos de segurança é uma das maneiras mais eficientes de levar aos cidadãos a realidade dos riscos e desafios diários que todos passam nas vias da capital, “Um trânsito seguro depende de todos nós e juntos somos fortes”, disse.

Infrações

Segundo os dados de 2021 do BPTran, foram registrados na capital 1.888 acidentes de trânsito e 272 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, além de 82 mutas por uso indevido de celular e 112 pela falta do cinto de segurança.

Em conjunto, órgãos orientam condutores | Foto: Divulgação/PMM