Com grande procura, dia D de multivacinação teve mais de 7 mil doses de vacinas aplicadas

Foi executado mais um dia D de multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá, no sábado, 16. Na oportunidade, foi feita a atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes. No total, 7.182 doses de vacinas foram aplicadas. A campanha de multivacinação é dedicada às crianças menores de cinco anos e entre 9 e 15 anos de idade. O público menor de cinco anos foi o que mais procurou as UBS’s, que receberam mais de 2.500 crianças e pouco mais de 1.800 adolescentes.

 

A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e, em alguns casos, erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90.  “Ainda encontramos crianças de 4 anos que nunca foram vacinadas. Alertamos os responsáveis sobre a importância de vacinar, pois as vacinas servem para estimular o sistema imunológico”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

 

Paralelo ao dia D de multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu mais uma etapa de suplementação de sulfato ferroso, voltada para todos da faixa etária entre 6 e 18 meses. Os suplementos de ferro são oferecidos com o objetivo de reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças. A suplementação inicia aos seis meses de idade e a cada seis meses uma nova dose deve ser feita.

 

“Estamos sensibilizando as famílias quanto à importância da suplementação e dando orientações nutricionais que estimulem a alimentação saudável e o aleitamento dessas crianças. As suplementações de ferro acontecem durante todo o ano, bastando os responsáveis procurarem uma unidade de saúde”, disse a coordenadora do Programa de Nutrição, Olga Monteiro.

 

A campanha de multivacinação prossegue até sexta-feira, 22. Para os menores de cinco anos, onze tipos de vacinas são disponíveis. Já para a faixa etária de nove a menores de 15 anos são oferecidas as vacinas contra a difteria, tétano, febre amarela, Hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa