Clécio parabeniza TRE/AP pela realização de mais um Fórum Permanente de Boas Práticas na Gestão Pública

Com o tema Governança Pública, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) deu início, na noite de quarta-feira, 21, ao III Fórum Permanente de Boas Práticas na Gestão Pública. O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou da abertura do evento, aberto ao público.

 

A iniciativa do TRE/AP, criada há três anos, ainda na gestão do ex-presidente da instituição, desembargador Carlos Tork, hoje à frente do Tribunal de Justiça do Amapá, objetiva a troca de experiência entre as instituições públicas para a evolução na administração e melhoria na gestão de órgãos públicos.

 

O atual presidente da corte eleitoral, desembargador Manoel Brito, em seu discurso de boas-vindas aos participantes, ressaltou a importância do evento como forma de aprimorar a prestação de serviços públicos à sociedade. “Esperamos que nestes dois dias, todos aproveitem a oportunidade de trocar experiências e compartilhar exemplos de uma boa administração pública”.

 

Clécio parabenizou o presidente do TRE/AP pela realização de mais uma edição do fórum e ressaltou a importância do evento para gestores e servidores públicos. “O tema abordado este ano é bastante pertinente, levando em conta o período de crise institucional que o Brasil passa. No entanto, acredito que esta seja uma fase transitória, e de transformação”.

 

O prefeito de Macapá citou como exemplo a iniciativa do próprio atual presidente do TRE/AP, em manter o fórum no calendário oficial de eventos da instituição, mesmo não tendo sido criado na sua gestão. Dezenas de servidores da prefeitura participam, empenhados a aprender e a trocar experiências que possibilitam melhorias não só à gestão pública, mas também na prestação do atendimento de qualidade à sociedade.

 

A prefeitura participa do fórum desde a primeira edição e chegou a expor exemplos de boa governança, com a implantação do projeto de “vigilância eletrônica” nos prédios públicos, que resultou em uma economia milionária à própria instituição municipal. Essa iniciativa foi, inclusive, elogiada pelo idealizador do fórum, o desembargador Carlos Tork.

 

Após a abertura, os participantes assistiram às palestras Governança corporativa: não existe ninguém mais forte que nós todos, ministrada por José Lucas Neto, mestrando em Administração pela Universidade da Amazônia; e Diagnóstico de Governança no TSE, apresentada por Andrea Nogueira Alves, chefe da Seção de Avaliação de Governança do Tribunal Superior Eleitoral. Em seguida, participaram de debates sobre o tema.

 

Também compuseram a mesa da abertura solene, o governador do Amapá, Waldez Góes; o deputado estadual Paulo Lemos, representando a Assembleia Legislativa do Amapá; o procurador-chefe da República no Amapá, Everton Pereira Aguiar Araújo; o presidente do Ministério Público do Amapá, Márcio Augusto Alves; o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, Reginaldo Parnow Enneis; o secretário de Controle do Tribunal de Contas da União, Mendes Terra Júnior e o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal do Amapá, Rosivaldo Souza Cruz.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM