Intensificadas as ações de combate ao Aedes na capital

As equipes de agentes de endemias do Município de Macapá atuam em três frentes de trabalho de combate ao Aedes aegypti, nos bairros Brasil Novo, Buritizal e Central. Apontados no último LIRAa como alto risco de infestação do  mosquito, a atividade inicia por esses bairros, mas também se estenderá a todos da capital.

 

O coordenador do Programa de Combate à Dengue, Kilder Vidal, enfatiza a importância da adesão da população às atividades. “Aqui no Brasil Novo, além de ser um bairro grande, encontramos um número significativo de casas fechadas e de moradores que recusam a visita do agente. Nós apelamos para o bom senso dos munícipes, para que nos apoiem no combate e eliminação do mosquito”.

 

Nas próximas semanas, 135 agentes irão visitar aproximadamente 20 mil residências nos três bairros, fazendo inspeção domiciliar, tratamento e eliminação de criadouros. Junto às vistorias, também serão feitas as notificações de casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes.

 

De acordo com os últimos ciclos do LIRAa, lixo e outros resíduos sólidos abandonados em quintais e vias públicas continuam sendo os locais onde mais se encontram criadouros do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, seguido de pneus e depósitos de água sem a vedação adequada. A população pode denunciar casos suspeitos pelo Disk Mosquito (99121-1641) e solicitar a visita do agente de endemias.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa