Semsa realiza acompanhamento em saúde com beneficiários do Bolsa Família

O acompanhamento tem público específico, que são crianças de 0 a 7 anos de idade, mulheres entre 14 e 44 anos, além de gestantes.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá realizou na quinta-feira (9) o acompanhamento em saúde dos beneficiários do programa Bolsa Família. Crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos foram o público-alvo da ação. A ação teve o objetivo de mobilizar os beneficiários que ainda não compareceram às unidades básicas de saúde (UBS) para o cumprimento das condicionalidades referentes à saúde.

O procedimento é fundamental para que as famílias continuem recebendo o benefício. Durante a atividade, que aconteceu no CRAS Pedrinhas, houve acolhimento, avaliação nutricional e orientação alimentar, atualização do calendário vacinal, suplementação de vitamina A, saúde da mulher, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Além de consultas médicas e testes rápidos.

Este foi o último dia para a atualização de acompanhamento da condicionalidade da saúde. No entanto, quem perdeu o prazo ainda precisa atualizar o cadastro nas UBSs a partir de janeiro de 2022 – período em que começa as condicionalidades do próximo semestre.

As famílias que não compareceram poderão ter o benefício suspenso. A atualização das informações de saúde é obrigatória para os beneficiários.

“Vale ressaltar que este serviço é ofertado na rotina de todas as unidades básicas de saúde, tanto no período da manhã como no período da tarde. Esses períodos são chamados de vigência, onde os beneficiários devem voltar duas vezes por ano na UBS. No acompanhamento, conseguimos verificar como está a situação nutricional das crianças e como se encontra a saúde dos beneficiários”, ressaltou a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

Condicionalidades
Acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento, e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos. Ao comparecer à UBS, os beneficiários devem levar a caderneta de saúde (SUS) e a caderneta de vacinação das crianças. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.

Na área da saúde, há dois períodos de acompanhamento, que englobam, cada um, um semestre. No segundo semestre de 2022, o período de acompanhamento de condicionalidades de saúde começou em julho e terminou neste começo de dezembro.

O cumprimento das condicionalidades dos beneficiários permite que as famílias tenham a oportunidade de informar sua atual situação, sendo atualizados dados da composição familiar.

Em janeiro de 2022, se inicia o novo período para o acompanhamento das condicionalidades do próximo semestre, as famílias beneficiárias faltantes devem, obrigatoriamente, procurar uma unidade de Saúde para a regularização.