Semana do Meio Ambiente termina com exposição de trabalhos na Escola Municipal Goiás

O encerramento da Semana do Meio Ambiente nas escolas municipais de Macapá aconteceu neste sábado, 10. Na Escola Goiás, no distrito do Coração, o dia foi de fortalecimento de parcerias, atendimentos de saúde e jurídico para a comunidade e exposição de trabalhos.

 

O pico das atividades seria a doação e plantação de mais de mil mudas de ipê e açaí, doadas pela Amcel, mas a forte chuva atrapalhou o planejamento, mas não o cancelou. Ao longo da semana, alunos, funcionários, comunidade e técnicos da Amcel irão se unir em mutirão para fazer o plantio na comunidade.

 

Ao som do Marabaixo e entoado com orgulho os hinos Nacional e de Macapá, e a canção do Amapá, a escola mostrou porque é referência em educação, com 93% de aprovação, zero de evasão e que alcançou nota no Ideb previsto para o ano de 2021, superando todas as expectativas. A instituição conta com 248 Defensores Ambientais Mirins, batalhão formado por crianças e também pelos jovens e adultos da EJA, que desenvolvem muitos projetos ambientais.

 

O secretário municipal de Educação, Moisés Rivaldo, esteve na culminância da Semana do Meio Ambiente e se encantou. “Fiquei emocionado com a interação das crianças neste mês verde, com a afinidade da escola com a comunidade, com o canteiro desenvolvido em coletividade escola e Amcel, e tantas outras conquistas provenientes de parcerias com empresas, com o trabalho de fortalecimento de pertencimento da identidade e cultura, e da consciência ambiental traduzida em ações efetivas e que está formando centenas de Defensores Ambientais Mirins”.

 

Para o diretor da Goiás, Belcivaldo Matos, a fórmula é simples, mas demanda muito esforço e amor pelo ofício. “É a educação transformando vidas por meio do ensino libertador. Aqui, a gente forma cidadãos para tomar decisões, para que realmente façam a diferença no mundo”.

 

A aluna do 3 ano, Jhully Nery, disse que é na escola que aprende a ser vigilante. “Aqui os professores são exigentes, mas é porque querem nos passar coisas boas. Nossa escola é limpa, a gente não joga lixo no chão, aprende disciplina e respeito, não só com as pessoas, mas também com as coisas e com a nossa comunidade. Tem muitos eventos para as nossas famílias e acho que é a única que tem uma horta linda como a que temos”.

 

Para a realização do projeto, a escola contou com a colaboração de vários parceiros, como OAB, Rotary Club, Amcel, Iepa, Fama, Ministério Público Estadual e a empresa Tratalyx. Cada um deles participou da programação, com palestras, oficinas ou doação de mudas para a comunidade.

 

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Semed