Prefeitura de Macapá receberá 30 novos ressocializandos do projeto Liberdade e Cidadania

A Prefeitura de Macapá receberá neste mês 30 novos reeducandos dos regimes aberto e semiaberto do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) participantes do Liberdade e Cidadania. Eles deverão prestar serviços ao Município. O projeto, desenvolvido pela prefeitura, possibilita a ressocialização desses homens, por meio de capacitação, para o mercado de trabalho, ficando sob a responsabilidade do Executivo municipal contratá-los para prestar serviços durante a vigência do Liberdade e Cidadania.

 

“Nossa intenção é trazer neste primeiro momento 30 homens. Eles darão apoio ao nosso serviço de manutenção urbanística da cidade e, aos poucos, de acordo com o número de vagas que tivermos, ir absorvendo cada vez mais homens”, diz o secretário municipal de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa.

 

A Secretaria de Manutenção Urbanística possui hoje em seu quadro de funcionários nove homens participantes do projeto, que atuam no serviço de poda. A coordenadora do Liberdade e Cidadania na prefeitura, Alice Ramalho, ressalta a importância do projeto para a ressocialização desses homens e mulheres. “Estar fora do Iapen e ter a oportunidade de um emprego digno é um dos principais objetivos de muitos desses homens. E nós, enquanto coordenadores e apoiadores do projeto, estamos nos empenhando ao máximo para que tudo dê certo.

 

“Fazemos o acompanhamento e a fiscalização de cada um deles aqui fora, e, caso não correspondam às exigências do Liberdade e Cidadania, são substituídos imediatamente. Mas o projeto vem sendo desenvolvido com sucesso e contribuindo com a diminuição da reincidência desses apenados”, conclui Alice. O primeiro grupo de apenados deve se apresentar à Semur na próxima semana e deverão passar por capacitação antes de, efetivamente, iniciar os serviços nas ruas e avenidas da cidade.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semur