Professores coach compartilham conhecimentos em workshop voltado para melhoria do ensino

Ocorreu na terça-feira, 18, no auditório do Sebrae, o workshop “Metodologias Coach de Ensino”, uma idealização do grupo de 53 professores pós-graduados recentemente em coach, que decidiram compartilhar com demais professores da rede municipal de ensino (do 5° ano) e gestores o aprendizado adquirido nos dois anos de formação.

 

O momento deu continuidade ao projeto “Metodologias Coach de Ensino: compartilhando saberes e construindo possibilidades”, pós-graduação realizada pelos Rotarys Clube Amapá e o Internacional, Consulado Finlandês, em parceria com a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Coube a professora Joyce Ferreira a apresentação do Projeto Metodologias Coach aos colegas educadores. Teve relatos de experiências do intercâmbio, com os professores Agnaldo da Silva e Edson Amaral. A professora estadual Carla Antunes tratou sobre metodologias ativas e educação transformadora.

 

O convidado do evento, professor doutor Augusto Cuginotti, falou dos pressupostos da aprendizagem e postura do professor coach. Também trabalhou o tema Metodologias Ativas: rotinas de participação. Ele tem vasta experiência em formação coach nas áreas educacional e empresarial; possui mestrado em Liderança Estratégica para a Sustentabilidade na Suécia; é especialista em Processos de Aprendizagem pela PUC/PR e é graduado em Engenharia pelo ITA.

 

Professora na Escola Ana Maria Ramos e coach, Simone Almeida ressaltou que alunos e professores são público-alvo do projeto. “Que a gente possa, juntos, nos fortalecer para podermos alcançar bons resultados com as nossas crianças, nossos alunos, por intermédio de propostas de aula diferenciada”.

 

A subsecretária de Educação, Sandra Casimiro, participou do wokshop e salientou: “A fundação Rotary tem, entre muitas de suas atribuições, a de promotora da paz. E em Macapá ganhou mais uma missão, a de promotora do conhecimento, porque é isso que os nossos colegas que tiveram a oportunidade de participar da pós estão fazendo, multiplicando todo o conhecimento que foi repassado a eles aos professores que não puderam participar”.

 

O projeto agora terá continuidade em sala de aula. Nas escolas, professores desenvolverão atividades voltadas para a leitura e escrita por meio das artes visuais, teatro, música regional e poesia, exposição de produções a cada meta/ação concluída dentro da própria escola, apresentação de contos, rodas de conversa, apresentação de sarau literário, entre outras.

 

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Semed