Feira do Peixe Vivo: comercializadas aproximadamente 6 toneladas de tambaqui e tambatinga

Foram cinco dias de Feira do Peixe Vivo promovida pela Prefeitura de Macapá, antecipando a Semana Santa, com 3.991 peixes. Ao todo, 5,9 toneladas de pescado do pequeno produtor foram comercializadas ao custo de R$ 10,00 o quilo. A feira ocorreu em sete pontos da cidade (Congós, Laguinho, Marabaixo III, Zerão, Infraero II, Buritizal e Santa Inês).

 

A produção do peixe em tanque para a Semana Santa teve em média de 8 a 9 meses, período para atingir tamanho e idade ideal para serem consumidos. Os produtores tiveram bom lucro, o faturamento dos cinco dias foi de R$ 59.865,00. Para os consumidores, a feira também foi proveitosa.

 

A procura foi grande pela população, como seu Enertino dos Santos, 59 anos, pedreiro, morador do bairro Santa Inês, que fez questão de esperar a feira no seu bairro para comprar peixe vivo. Segundo ele, a qualidade é bem melhor. “O sabor é bem mais apurado, a carne do peixe é mais firme”.

 

Já para a auxiliar de serviços gerais, Luiza da Silva, moradora do Residencial São José, o preço foi o que chamou atenção e garantiu a compra do peixe para o feriado. “O tambaqui está bom de preço, comprei três para assar para a família”.

 

O projeto Peixe Vivo foi criado em 2013 e faz parte do Programa de Incentivo à Piscicultura da Prefeitura de Macapá. O objetivo é incentivar a produção local do peixe em cativeiro, buscando fomentar o mercado. “É uma forma de incentivar a produção local, do pequeno produtor, e beneficiar o consumidor com pescado de qualidade. Nossa intenção é aumentar o mercado produtor da piscicultura, fortalecendo a economia local”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão.

 

O Município garantiu a estrutura da feira, o transporte dos peixes e disponibilizou a equipe da Semdec e da Secsub, que ajudou na comercialização; Guarda Municipal, que cuidou da segurança; os agentes da CTMac ajudaram no trânsito; a Semur fez a limpeza dos espaços; e a Macapatur ajudou na montagem das tendas.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semdec