Campanha contra LGBTfobia encerra o mês com ações de saúde

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI), realizou no sábado (29) a última ação do mês referente à campanha “Respeite e acolha a Diversidade. Macapá uma cidade que combate a LGBTfobia”. Em uma unidade móvel, foram ofertados serviços de saúde no bairro Santa Rita.

“Trabalhamos para fazer a saúde básica chegar a todos de forma igualitária. Sabemos que há dificuldade no acesso aos atendimentos por essa comunidade, pois, por um lado há resistência da própria população procurar o atendimento, por muitas vezes não haver esse atendimento mais humanizado, que saiba atender e acolher a comunidade LGBTQIA+”, disse Bruno de Souza, coordenador de População Vulnerável.

A campanha contra a intolerância iniciou no dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. No sábado, mais de 25 pessoas participaram das ações oferecidas na unidade móvel. Além da Semsa, a Secretaria Estadual de Políticas Para Mulheres também foi parceira, cedendo o ônibus utilizado na atividade. As atividades do mês também alcançaram a comunidade com ações sociais e rodas de conversa.

“Nós estamos muito felizes em ter realizado esta campanha durante o mês de maio. Levamos à nossa comunidade diversas ações que auxiliaram na melhoria de vida de todos, além de poder conscientizar a população sobre a criminalização da LGBTfobia. Não podemos mais tolerar esse tipo de atitude e devemos denunciar, sim! Nós existimos e resistimos”, ressaltou Edem Jardim, coordenador municipal de Políticas de Diversidade.

“Estamos em um momento difícil de pandemia e unir forças com as secretarias para poder oferecer esses serviços à nossa população foi muito gratificante”, concluiu Edem Jardim.

Bruno Nascimento
Secretaria Municipal de Direitos Humanos