Confraternização visa resgatar dignidade e autoestima de moradores em situação de rua

O Centro Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop) promoveu na sexta-feira, 3, uma confraternização para homenagear os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro. O espaço, situado na Rua Aurino Borges, zona norte da capital, foi todo decorado pela equipe do Centro. Aproximadamente 30 usuários participaram da festa.

 

A secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Naldima Flexa, explicou que a ação é mais um meio para resgatar a dignidade e a autoestima dos usuários. “Muitos deles não têm como comemorar essa data. Com a iniciativa, estamos contribuindo para a valorização da vida. Nossos usuários são tratados com respeito e recebem todo carinho da equipe multidisciplinar”.

 

Heraldo Barbosa foi um dos aniversariantes. Ele completou 50 anos no dia 29 de janeiro. “Estou muito feliz por ter recebido essa festa. O POP é a minha família. Aqui tenho a referência de um lar, com todo apoio necessário. Sou muito grato por tudo que eles fazem por mim”, declarou o morador em situação de rua.

 

Durante a festa, muitos puderam extravasar cantando músicas no videôke. Para o subsecretário de Assistência Social e do Trabalho, Richard Madureira, o espaço acolhe com humanidade todos os cidadãos que precisam de ajuda e estão na rua por algum motivo.

 

Centro POP

 

Estruturado na cidade de Macapá desde 2014, o Centro POP tem como objetivo prestar atendimentos a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam a rua como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento, mantido pela Prefeitura de Macapá, possibilita condições de acolhimento na rede socioassistencial, de forma que contribua na construção ou reconstrução nas novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito dos usuários, bem como promover ações para reinserção familiar. O Centro POP funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.

 

Lilian Monteiro/Asscom Semast