Prefeitura de Macapá intensifica vacinação contra sarampo em bairros da cidade

A Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Imunização, intensifica a vacinação contra o sarampo em bairros da capital. O reforço conta com pontos de vacina para o público adulto de 20 a 49 anos a partir desta quarta-feira, 9, em dois empreendimentos – Supermercado Fortaleza, do bairro Perpétuo Socorro; e Importadora Macapá.

O cronograma montado pela Central de Imunização, Programa Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica para os empreendimentos é exclusivo para adultos e funciona das 14h às 17h, de quarta a sexta-feira. Já nas UBS’s ocorre semanalmente das 8h às 17h (exceto as vocacionadas para o atendimento de casos de Covid-19).

“É importante que os adultos se mantenham vacinados e procurem as unidades para fazer essa imunização. Como também é muito importante que os pais possam manter a caderneta das crianças, principalmente as que estão iniciando o esquema vacinal, atualizadas, para que elas estejam protegidas contra a transmissão do sarampo”, alerta a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

A vacinação contra o sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, que contabilizou que apenas 5,8% do público-alvo foi vacinado. Em Macapá, desde o início da campanha, foram vacinadas 24.600 pessoas. Deste total, 6.021 foram da intensificação da campanha feita em atacadões e supermercados da cidade.

A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege contra a rubéola e caxumba. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do Município, nos oitos primeiros meses de 2020, 67 casos foram notificados sendo 48 descartados, 16 confirmados e três seguem em investigação.

O Município orienta que todos os munícipes precisam continuar mantendo os cuidados necessários de prevenção e combate ao novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

O sarampo

É uma doença altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações e levar à morte. Ela pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação