Covid-19: 99 óbitos seguem em investigação epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Macapá atualizou nesta segunda-feira, 31 de agosto, o número de óbitos em investigação suspeitos de Covid-19 na capital. Até a manhã desta segunda, 96 estavam em investigação. Destes, 17 foram confirmados durante a semana pela equipe, sendo que 14 desses óbitos foram retroalimentados (óbitos de paciente que residiam em Macapá, mais que foram declarados por outros municípios) no sistema.  Outros também entraram para investigação nesse período. A partir de agora, o Município tem em investigação 99 casos. A investigação epidemiológica tem seus sistemas alimentados diariamente, com a confirmação ou não dos óbitos notificados.

Caso os óbitos não sejam prontamente confirmados como Covid-19, sendo classificados apenas como suspeito, entram na lista de investigação epidemiológica. São casos de pessoas que faleceram apresentando sintomas da síndrome respiratória, mas que não tiveram a confirmação no momento do óbito ou ainda aguardam resultados de exames. A investigação desses casos ocorre conforme recomendação do Ministério da Saúde, com o cruzamento de informações dos sepultamentos, resultados de exames laboratoriais, declaração de óbito, investigação e análise epidemiológica dos dados.

A Secretaria Municipal de Saúde, semanalmente, faz o levantamento geral desses casos que são divulgados no boletim de dados da Covid-19 no município. “A investigação epidemiológica segue o protocolo do Ministério da Saúde, que preconiza os seguintes critérios para o encerramento dos óbitos por Covid-19:  resultados de exames laboratoriais e critérios clínico-epidemiológico. De acordo com o que preconiza o Sistema de Informações sobre Mortalidade [SIM] do Ministério da Saúde, um óbito em investigação pode demorar até 14 meses para ser concluído”, explicou a subsecretária de Assistência em Saúde, Tânia Vilhena.

A análise dos dados da investigação epidemiológica é atualizada toda segunda-feira. Os óbitos suspeitos apresentaram sintomas da Covid-19, como febre, tosse e grave dificuldade respiratória. Por isso, o Município cruza as informações dos prontuários médicos registrados nas UBS’s, hospitais, centros de referências e mortes em casa com os resultados dos exames, declaração de óbito e listas de pessoas sepultadas nos três cemitérios da capital.  Até esta terça-feira, 01 de setembro, o município registrou 17.296 casos positivos da doença em Macapá, 11.585 pessoas recuperadas, 12.532 casos descartados e 450 óbitos confirmados por Covid-19.

Retroalimentação

Dentro dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade se encontram as informações de retroalimentação, que são óbitos de pacientes que estavam com Covid-19 e foram declarados por outros municípios, mas que eram residentes no município de Macapá. Portanto, conforme o decorrer das investigações epidemiológicas, existe a possibilidade de aumento dos casos de retroalimentação.

Óbitos confirmados após investigação epidemiológica no período de 25 a 31 de agosto.

Datas dos óbitos:

1 – 26/08

1- 19/05

1 – 29/08

Óbitos retroalimentados:

2 – 06/06

1 – 09/06

1 – 16/06

1 – 27/05

1 – 12/07

1 – 19/07

1 – 27/05

1 – 29/05

1 – 31/05

1 – 24/07

1 – 31/05

1 – 09/06

1 – 04/06

Secretaria Municipal de Comunicação

Karla Marques

Assessora de comunicação