Semsa define estratégia de apoio para Círio de Nazaré 2016

O Círio de Nazaré, maior evento religioso do estado, tradicionalmente reúne milhares de devotos de Nossa Senhora. Este ano, com o tema “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”, a organização do evento espera reunir mais de 120 mil fiéis. E para dar apoio durante a procissão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizará duas ambulâncias do Samu com equipes de enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, que acompanharão todo o trajeto. As ambulâncias irão atender a regulação do Corpo de Bombeiros, que poderão acionar as equipes municipais a qualquer momento para o atendimento de alguma ocorrência.

Além das ambulâncias, a Semsa disponibilizará todos os medicamentos e correlatos que serão utilizados durante os atendimentos do Círio. No total, serão distribuídos entre as equipes de socorro oitocentos comprimidos, como paracetamol e dipirona; mais de mil soluções injetáveis, como ranitidina e diclofenaco; e mais de quatrocentos itens de correlatos, entre agulhas, escalpes, luvas e esparadrapo.

As ocorrências mais comuns durante o Círio são insolação e hipoglicemia de jejum. A insolação é um mal-estar decorrente da exposição prolongada ao sol intenso ou ao calor sem nenhum tipo de proteção. Os sintomas mais frequentes são desidratação, queimaduras de pele, dor de cabeça, tontura e febre. Já a hipoglicemia é uma redução dos níveis de açúcar no sangue. Sem ela o organismo produz sinais e sintomas típicos, tais como fraqueza, suores, tremores, dormência nos lábios ou membros, taquicardia, que só desaparecem se o nível sanguíneo de glicose for corrigido.

Para evitar essas ocorrências, a Semsa orienta que os fiéis utilizem roupas leves, bonés, bloqueador solar, e que durante a procissão bebam muita água. Uma boa alimentação antes de ir para o Círio pode evitar mal-estar e desmaios. Por isso, antes de sair de casa é importante um bom café da manhã, de preferência à base de frutas e cereais. E, em caso de mal-estar, peça ajuda aos voluntários, bombeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde espalhados por todo o trajeto do Círio.

Jamile Moreira/Asscom Semsa