Maio Laranja: Equipe do Conselho Tutelar Zona Oeste desenvolve campanha contra a exploração sexual infantil 

Ação visa conscientizar os pais e responsáveis sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

I Foto: Nágila Rocha/PMM

O Conselho Tutelar Zona Oeste realizou nesta quinta-feira (16) uma ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estabelecido no dia 18 de maio. A programação aconteceu no prédio do conselho, localizado no bairro Marabaixo III.

A campanha Maio Laranja é um movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente, a fim de garantir o combate à violência sexual infantil. Para marcar a ação, algumas dicas para identificar situações anormais foram repassadas, assim como reforçar os pais a estabelecer uma relação de respeito e confiança com seus filhos dentro de casa.

O evento contou com atendimentos psicológico, jurídico e assistencial, serviços voltados à saúde, diversas brincadeiras, palestra educativa dividida em dois momentos, o primeiro dedicado aos pais e responsáveis, com o Psicólogo do Conselho Tutelar, Ivan Zorthea, e em seguida uma apresentação infantil com a dupla, Tia Kaká e Tia Dudu, para falar sobre maneira leve e divertida.

Mãe de quatro crianças, Leidiane da Silva Ribeiro, 42 anos, ressalta a importância da campanha e revela que durante a palestra descobriu pontos importantes que não conhecia.

“Eu tenho uma menina de apenas três anos, e estar aqui hoje aprendendo e conhecendo mais sobre os cuidados que devemos ter é extremamente importante. Algumas informações eu não sabia, e foi por meio desta palestra que pude entender e conhecer alguns alertas”.

Rosani Ribeiro, Conselheira Tutelar da Zona Oeste, explica sobre o desenvolvimento da programação e destaca o papel do conselho diante da campanha.

“Tivemos a palestra com nossos técnicos informando a população sobre a importância do Maio Laranja, mês de conscientização contra o abuso sexual infantil. Convidamos toda a comunidade para juntos cuidar e proteger nossas crianças e ressaltar que a função do conselho é servir à população e dar o esclarecimento necessário para combater todo tipo de abuso, exploração e negligência”.

Mayla Carvalho, Secretária Municipal de Assistência Social, enfatiza a importância de mobilizar a sociedade para engajar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes visando acabar com a violência sexual.

“O mês de maio simboliza a luta pelo fim da exploração sexual infantil. Muito importante tratar sobre esse tema e apresentar à comunidade orientações a respeito das redes de atendimento, quais encaminhamentos necessários e sinais de uma possível violência, para que a gente possa proteger as nossas crianças”.

Aline Silva* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social