“Logística Reversa” é tema de palestra no 1º Fórum de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana da Região Norte

“As Experiências de Logística Reversa e Destinação Final de Resíduos” será tema de palestra no 1º Fórum de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana da Região Norte. O evento será promovido pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, nos dias 18, 19 e 20 de março, no auditório do Sebrae.

A Logística Reversa (LR) tem sido uma temática amplamente debatida nos últimos tempos. Definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico. O tema será abordado no dia 18, pelo palestrante Sidney Aranha, atual secretário de Meio Ambiente de Guarujá (SP).

 

O objetivo é dar mais visibilidade na gestão dos fluxos físicos de produtos e embalagens, desde os locais de consumo em direção aos locais de produção, a fim de implementar uma lógica de reciclagem, reaproveitamento de materiais e resíduos na própria cadeia de abastecimento.

 

A capital Macapá já tem a experiência de trabalhar a Logística Reversa de pneus, que, uma vez descartados de forma irregular no meio ambiente, se tornam um grande problema. Por suas propriedades químicas, esses resíduos demoram, em média, 600 anos para se decompor na natureza. Por isso, fazer o descarte correto dos pneus evita danos ao meio ambiente e à saúde pública.

 

“A Logística Reversa de pneus pode evitar o descarte irregular no meio ambiente, pois essa rotina sustentável evita problemas causados pela disposição do pneu inservível, sem reutilização. Assim, além de diminuir a poluição, evita a exploração desmedida de recursos naturais”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, Adrian Castelo.

 

“Ao adotar a Logística Reversa de pneus, a prefeitura colabora para que o meio ambiente seja poupado e, em níveis competitivos e econômicos, pode melhorar a imagem da organização”, reforça Adrian. A Logística Reversa concentra um conjunto de ações que têm como objetivo a reinserção de produtos, materiais e insumos recicláveis ao ciclo de produção, ou outra destinação ambientalmente adequada.

 

“É por meio de sua implementação que os atores envolvidos na cadeia produtiva trabalham de maneira conjunta, a fim de garantir que todas as embalagens colocadas no mercado recebam destinação correta. O 1º Fórum de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana da Região Norte questionará exatamente isso”, diz o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Claudiomar Rosa.

 

Mônica Silva

Assessora de comunicação/Zeladoria Urbana