CRAS Simpatia promove 1ª caminhada em prol da saúde mental

Idosas assistidas pelo centro puderam participar de uma atividade diferenciada com foco na qualidade vida

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

 Ação é realizada em parceria com o grupo terapêutico Força e Equilíbrio, da UBS Pedro Barros | Foto: Nágila Rocha/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Simpatia, promoveu nesta sexta-feira (26), a primeira caminhada em conscientização ao Janeiro Branco, em prol da saúde mental. A ação é realizada em parceria com o grupo terapêutico Força e Equilíbrio, da UBS Pedro Barros.

O trajeto iniciou na orla da Fazendinha e se estendeu até o centro da Igreja Santa Terezinha, onde as usuárias fizeram uma aula funcional, com o educador físico, Luis Pires, que ministrou a atividade física e comandou o percurso da caminhada, seguida por um bate papo com troca de vivências, conselhos e orientações direcionadas à temática da ação.  

A programação contou, com uma roda de conversa com a Psicóloga Ana Paula e a Assistente Social Meiri Rosi, que incentivaram a população nos cuidados necessários e a importância da promoção de hábitos e ambientes saudáveis como medidas de prevenção de doenças psíquicas.

Maria de Nazaré Brito Gomez, 77 anos, aposentada e usuária do CRAS, conta que é a primeira vez que participa de uma atividade como essa, agradeceu por ter a oportunidade de agregar o bem-estar do corpo e da mente.

“Hoje tivemos uma caminhada muito prazerosa que estimulou os cuidados com a nossa saúde, tanto física quanto psíquica. Agradeço por este momento e que possamos participar de muito mais”.

 

Darliene Bastos, Coordenadora do CRAS Simpatia declara sua satisfação em poder desenvolver práticas como estas.

“Fazer essa caminhada, foi a maneira que pensamos para diversificar as tarefas com nossas idosas. Abordar assuntos referentes aos cuidados com a psicomotricidade é muito importante, principalmente depois da pandemia da Covid-19 em que muitas pessoas adquiriram ansiedade e depressão”, conta a Coordenadora do CRAS Simpatia.      

 

Confira mais fotos: