No Bailique, participantes do Programa Florescer são capacitados e estão prontos para atuar no mercado de trabalho

Qualificados e preparados para o mercado de trabalho. É assim que se sentem os beneficiários do Programa Bolsa Família depois de serem capacitados durante duas semanas pela Prefeitura de Macapá, por meio do Programa de Capacitação Florescer, que proporcionou aprendizado e qualificação profissional aos moradores do arquipélago do Bailique, juntamente com o Serviço Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (Senai/AP).

A semente do Florescer deu frutos e formou 273 pessoas, por meio do convênio firmado entre Município e Senai/AP. Foram ministrados no Barco Samaúma II, ancorado na Vila Progresso, 10 cursos profissionalizantes com cargas horárias de 20 a 40 horas, sendo estes Confeiteiro de Doces e Salgados; Padeiro; Introdução à Costura Reta e Overloque; Confecção de vestidos infantis; Confecção de Roupas Femininas; Introdução à Informática; Pacote Office; Iniciação à Mecânica de Motor de Popa; Iniciação à Mecânica de Motor à Diesel e Iniciação à Eletricidade Predial.

 

O prefeito Clécio Luís agradeceu o trabalho dos instrutores do Senai, responsáveis pela aplicação dos cursos, destacando as mudanças proporcionadas aos moradores do arquipélago com a qualificação profissional. “Dava para perceber o êxito de vocês e o carinho com o qual essas pessoas os tratam. Ficará para sempre na memória delas, como instrutores para formar profissionais competentes”, destacou.

 

Clécio Luís enfatizou ainda que, mesmo com a estrutura do Barco Samaúma e a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) ao firmar o convênio, a realização de mais um desdobramento do Programa de Capacitação Florescer no Bailique só foi possível graças ao interesse dos moradores das comunidades do arquipélago. “Mesmo com toda estrutura oferecida, só seria possível se tivesse a participação da comunidade. E vocês tomaram a iniciativa de se inscrever e se capacitar, além de tirar uma semana inteira dos seus afazeres, das suas famílias para se capacitar. São cursos muito bons, com alta chance de empregabilidade, que tanto tem emprego, e também proporciona a escolha de empreender”, comentou.

 

Contente com mais uma ação do Programa de Capacitação Florescer, a secretária de Assistência Social e Trabalho, Mônica Dias, enfatizou a certificação dos moradores e a oportunidade para atuar em qualquer lugar. “Hoje é um dia muito especial para a assistência social, por estar promovendo mais uma etapa de capacitação de beneficiários do Bolsa Família. A preocupação dos professores em mostrar que vocês têm como utilizar, inclusive, a própria realidade e colocar em prática o que aprenderam. Vocês estão sendo certificados por uma instituição que tem especialidade nessa área, para atuar em qualquer lugar com o reconhecimento do Senai”, realçou.

 

Estiveram presentes na cerimônia o vereador Japão; o diretor de Operação do Senai/AP, Moisés Aguiar; bem como também alguns membros da gestão municipal.

 

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/Semast

 

Foto: Max Renê