Prefeitura cria três novas escolas e familiares dos patronos fazem visita às instituições

A Prefeitura de Macapá criou três novas escolas de ensino fundamental no município: as EMEF’s Izabel Negrão (Zerão), Maria Celes Coutinho (Ipê) e a Escola Municipal Sandra Tolosa, localizada no Infraero 2. A criação das instituições de ensino foi no dia 25 de abril de 2019.

“Em 2018, começamos a pensar em uma nova estrutura administrativa para o município de Macapá. E, ano passado, conversando com o prefeito Clécio, vimos que muitos anexos eram maiores até mesmo que as escolas matrizes, e surgiu a ideia de transformarmos esses anos em escolas e homenagearmos alguns colegas que contribuíram com a educação do município e do nosso estado. E, assim, começamos a fazer e esse ano criamos as escolas. Decidimos homenagear as famílias que emprestaram o nome de seus familiares para dar nome a essas instituições”, explicou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

 

Durante dois dias, a secretária de Educação, acompanhada da equipe técnica da Semed e familiares dos patronos, fizeram uma visita pelas unidades escolares para que eles pudessem conhecer as instituições de ensino. A primeira escola a ser visitada foi a Izabel Negrão, localizada no bairro Zerão, que atende hoje 532 alunos.

 

O professor e chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Miguel Arcanjo, se emocionou ao relembrar os momentos de trabalho vividos junto à professora Izabel Negrão. “É um dia de muita alegria e muita felicidade poder estar aqui hoje e falar da professora Izabel Negrão. Companheira nas viagens que fazíamos, em busca por uma educação de jovens e adultos com qualidade social. Fizemos nossa última viagem agora, em setembro, e sentimos muito a falta da professora. Ela sempre estava conosco, era uma guerreira, que brigava por uma educação de qualidade”, relatou.

 

Na zona norte da cidade, familiares da professora Maria Celes Coutinho e Sandra Tolosa, além de conhecer as escolas, prestigiaram as homenagens feitas por professores e alunos das unidades, com apresentações dos estudantes, exibição de vídeo, dentre outras homenagens. “Eu penso que a história de vida da minha mãe [professora Sandra Tolosa] como um todo já é um grande ensinamento para todos nós. A forma como ela viveu, como ela se dedicou, a tudo em que era proposto e, principalmente, a forma apaixonante que era ver ela ensinar”, disse Caio da Silva, filho da professora Sandra Tolosa.

 

Cimara Coutinho, filha da professora Celes Coutinho, agradeceu a homenagem. “Não é fácil estar aqui, pois a partida dela não foi da forma que a gente queria. Mais hoje a gente consegue ter gratidão, por todos aqueles que estiveram com a gente naquele momento. E hoje, estamos ainda mais honrados. A nossa palavra é apenas gratidão. Só podemos agradecer a prefeitura e a todos que tiveram essa iniciativa de homenagear a minha mãe, que era uma mulher apaixonada pela profissão e que partiu dessa vida fazendo o que mais amava”.

 

“Foram dois dias de muita emoção para todos nós em poder homenagear nossos colegas. São sentimentos e sentimentos que surgem nesse momento. A gente ouvir os familiares e amigos falarem dos nossos colegas de trabalho que contribuíram com a nossa educação do município e do nosso estado”, finalizou   a secretária Sandra Casimiro.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed