Prefeitura de Macapá realiza Conferência Municipal de Educação para discutir políticas educacionais

Tema "Política de Estado para garantia como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável" será debatido para a construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Arthur Alves /PMM

Na segunda-feira (30), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Educação do município (Semed), realizou a abertura da Conferência Municipal Extraordinária de Educação (COMEEd), numa faculdade, na zona sul de Macapá.

A Conferência traz o tema ‘’Plano Nacional de Educação 2024 – 2034: política de estado para garantia como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’’ e acontece no período de 30 de outubro a 1º de novembro, reunindo cerca de 150 pessoas para debaterem estratégias estruturantes e pedagógicas da educação em todas as suas esferas.

De acordo com a representante do Fórum Municipal de Educação e coordenadora do evento, Nazaré Marques, durante esses três dias de Conferência serão realizadas palestras e discussões sobre os sete eixos do Plano Nacional de Educação (PNE), e na plenária final, que acontece na quarta-feira (1º), será realizada a eleição de delegados que vão para a Conferência Estadual e posteriormente, para a etapa nacional, em Brasília.

As Conferências funcionam como espaços de formação, comunicação e mobilização social, onde os participantes debatem e contribuem para a construção da Política Nacional de Educação do decênio 2024-2034.

O professor da Unifap, na área de letras/libras, Hegon Favacho, foi um dos convidados para o evento. Hegon é surdo, e a professora Maria Paixão foi a sua intérprete de libras. Ele falou do quanto é importante o tema Inclusão constar no PNE, de uma forma concreta trazendo benefícios para aqueles que mais precisam, no âmbito da educação.

Monick França, secretária de educação do município de Macapá, deu ênfase ao conteúdo da Conferência. “Serão três dias de muito debate, discussões, reflexões, proposituras acerca da nossa educação municipal e também reivindicações para que se tenha a melhor política para o nosso público principal, que é o estudante”, destacou a secretária.

A programação é direcionada aos profissionais da educação, pais, alunos e sociedade civil organizada com objetivos de discutir e propor alterações ao Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação – CONAEE/2024. E dessa forma, contribuírem com a elaboração de diretrizes, metas e estratégias para o plano de educação, além de elegerem os delegados e delegadas para participarem da Conferência Estadual Extraordinária de Educação – CONEE/AP 2023.

O Fórum Municipal de Educação é o órgão organizador do evento, e contou com a participação das instituições Semed, Comissão de Gestão do Plano de Carreira (CGPC), Ministério Público Estadual, Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e Associação dos Surdos.

Confira mais fotos