Orientação de resgate veicular marca fim da Campanha Maio Amarelo

“Me assustei!”, “Parece de verdade!”, “Já vi muito acidente acontecer aqui!”, eram algumas reações vistas na manhã de sábado, 8, durante a Simulação de acidente com orientações de primeiros socorros. Ação realizada no bairro Central pelo Comitê Maio Amarelo e que encerrou a campanha. Contou também com o apoio dos alunos de especialização de Psicologia do Trânsito da Faculdade de Macapá (Fama), de Enfermagem (Escola Florence, Unopar e Senac) e Corpo de Bombeiros Civil.

A simulação consistiu em uma prestação de primeiros socorros a um ator maquiado com feridas graves e acidentado em uma moto. Enquanto agentes do Corpo de Bombeiros faziam a remoção da vítima, o capitão Galeno, também da corporação, dizia as recomendações aos espectadores e explicava os procedimentos necessários para socorrer um padecente de tráfego. “Sinalizar e garantir a segurança do local, evitando um novo acidente”, exemplificou o capitão.

 

Também durante a cena apareciam uma atriz, esta lamentando por ter provocado o acidente (“O foi que eu fiz!? Eu matei ele!”) e a Morte, mostrando mensagens incoerentes à conduta no fluxo de veículos, como “Beba antes de dirigir” e “Fale ao celular e dirija”. A atividade também levou à plateia o simulador de impacto, um aparelho no qual o usuário sente o choque de uma colisão entre carros. “É aterrorizante, muito forte o impacto”, admitiu Marceliane Araújo, que experimentou o simulador.

 

“A gente testemunha tantos absurdos quando está dirigindo que é bom acontecer essas simulações para chamar a atenção dos motoristas e dizer que tem que ter responsabilidade”, declarou Marli Marinho, uma espectadora da ação. “E evita prejuízos para as partes envolvidas. Parabéns a quem está organizando a simulação”, terminou.

 

“Nosso objetivo com a intervenção de hoje é chamar a atenção das pessoas sobre como proceder em caso de acidente de trânsito para evitar uma lesão maior em quem precisa de socorro”, esclareceu o diretor-presidente da CTMac, André Lima. “Nossas ações tiveram avaliação e feedback positivos. Apesar da campanha Maio Amarelo encerrar hoje, o comitê da diligência tem planos para outras atividades de conscientização a serem desenvolvidas para maior efetividade”.

 

Bruno Monteiro

Assessor de comunicação/CTMac