Semana do Meio Ambiente: lixeira viciada é removida do entorno da feira do Buritizal

Atendendo a denúncias da população e como parte da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) removeu nesta quarta-feira, 5, uma lixeira viciada na travessa Claudomiro de Moraes com a Rua Roberto Ferreira da Silva, no entorno da Feira do Produtor do bairro Buritizal. A situação causava desconforto aos moradores e risco de doenças.

Trabalhadores e máquinas estiveram no local fazendo os serviços e foi necessário um guincho para a remoção da carcaça de um carro. Até mesmo restos de animais foram encontrados. Os moradores afirmam que o lixo que se acumulou na área é, em sua grande maioria, jogado por pessoas de outros bairros que se aproveitam da calada da noite. Há pelo menos 6 meses, o problema vinha se acentuando.

 

De acordo com Ribamar Sampaio, comerciante da área, a situação causava prejuízos, afastando clientes. A presença de animais peçonhentos e de criadouros do mosquito da dengue trazia preocupação diária com doenças. “Essa é uma realidade que vinha ocorrendo há algum tempo. O movimento do comércio já não está bom e ainda com essa lixeira aí. Eu estava era tendo prejuízos e até perigo de dengue a gente tinha. Que bom que agora irão melhorar esse local”, conta.

 

Na intenção de melhorar o aspecto, a prefeitura está com o programa Agora é Jardim, que prevê a melhoria paisagística de locais como matagais e lixeiras viciadas. A transformação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e inclui a colocação de plantas, arborização e fixação de bancos confeccionados com pneus reciclados. 

 

“Esse programa está proporcionando melhoria paisagística de locais antes tidos como de difícil solução no caso das lixeiras viciadas. Fizemos o diálogo com a população, que abraçou a ideia e é nossa parceira para manter o espaço limpo”, afirma o titular da Semur, Augusto Almeida. 

 

Desde o início das ações de remoção de lixeiras em vários pontos da cidade, o trabalho de sensibilização tem surtido efeito e pelo menos 7 delas não reincidiram. “Temos tido um retorno muito bom da população. A conscientização dos moradores tem sido importante, porque eles se tornam nossos aliados e denunciam quando alguém quer jogar lixo nos locais”, finaliza o secretário de Manutenção Urbanística.              

 

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação/Semur