“Penso na saúde e no bem-estar dele”, diz tutora de cachorro durante ação do Castramóvel Itinerante

Atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Público-alvo de 31 de julho a 4 de agosto são cães machos | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Iniciou nesta segunda-feira (31), as cirurgias de castração em cães e gatos da Zona Sul. Os atendimentos são para animais do Jardim Marco Zero, arredores e todos os bairros de Macapá.

As Unidades Móveis do Castramóvel Itinerante estão no Céu das Artes, na Avenida Ivaldo Veras, 1118, em frente à Praça Pet. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio da Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal (Capda).

Até o dia 4 de agosto, o público-alvo são cães machos. “Foi um intenso pedido da população para que o serviço chegasse à Zona Sul. Esse é um serviço gratuito e muito importante, sendo disponibilizado para todos”, ressalta a Coordenadora Municipal de Saúde, Proteção e Defesa Animal, Flávia Lima.

Lúcia Lacerda é tutora do Tobi, de três anos e nove meses. Moradora do bairro Zerão, a pastora soube da ação por meio do site da Prefeitura. “É um programa social mega importante. Ajuda nossos animais e evita os abandonos. Levei meu cachorro, pois penso na saúde e no bem-estar dele”, frisou.

O servidor público, Fábio Adriano, garantiu uma senha para atendimento do cachorro Pingo, de três anos. Para ele, realizar o procedimento será gratificante, uma vez que não possui condições financeiras para pagar uma cirurgia.

Servidor público Fábio Adriano, tutor do Pingo | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Requisitos

Para realização do procedimento, os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal.

Podem ser castrados animais com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos, com peso mínimo de dois quilos. Pets no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica.

Cães e gatos vacinados contra a raiva são operados um mês depois da aplicação; caso possuam quaisquer doenças, como queda de pelos, não passam pelo procedimento.

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã, com distribuição de senhas. Os tutores precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia.

| Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Apresentação obrigatória de itens:

Como parte dos requisitos para realização da cirurgia, o responsável deve levar: caixa de transporte para felinos; focinheira e guia reforçada para cães (machos e fêmeas); roupas cirúrgicas para cães e gatos (apenas fêmeas) e colar elizabetano para cães e gatos (machos e fêmeas).

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o tutor deve estar atento para alguns cuidados, como:

  • Repouso do animal de 10 a 14 dias;
  • Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia. Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;
  • Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e Rifocina para conter a entrada para microrganismos;
  • Uso da roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;
  • Ambiente familiar limpo para evitar que cães e gatos contraiam infecções no pós-operatório;
  • Para cães e gatos machos, é recomendado o uso do colar elizabetano, para controlar o movimento da cabeça e evitar lambedura excessiva e arranque de pontos;
  • Cães machos e fêmeas e gatas tiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.

Os benefícios da castração são: evita o câncer de mama e de útero nas fêmeas e câncer de próstata nos machos, aumenta a longevidade e reduz a agressividade do animal.

Censo Animal

O objetivo do Censo é mapear a população de animais de estimação na capital e embasar as ações futuras de saúde pública, como campanhas de castração e vacinação em massa.

Unidades estão localizadas na Avenida Ivaldo Veras, ao lado do Céu das Artes | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Quem deseja cadastrar cão ou gato, deve acessar: http://censoanimal.macapa.ap.gov.br e seguir as etapas.

No primeiro acesso, o tutor deve se registrar. As informações solicitadas são nome, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), e-mail e senha. A partir desses dados, será gerado o login de acesso ao sistema que corresponde ao CPF e senha informados. O cadastro permanecerá aberto ininterruptamente.

| Fotos: Luiz Felype Santos/PMM