Concurso público: novos servidores da Educação são empossados

Em menos de um mês, a Prefeitura de Macapá fez a segunda solenidade de posse para integrar novos servidores ao quadro da administração do Município. Desta vez, mais de 270 candidatos aprovados no concurso da Educação, realizado ano passado, foram empossados na noite de quinta-feira, 14.

O secretário de Administração, Carlos Michel Miranda, agradeceu a equipe da pasta pelo esforço para chegar nesse momento da posse. “Há 14 anos, a prefeitura não fazia concurso público, e a nossa angustia só aumentava nos últimos anos, mas tínhamos que fazer algo com responsabilidade. E é por isso que estamos aqui”, ressaltou. 

 

A remuneração inicial é de R$ 2.831,56 para os cargos de professor (educação infantil, ensino fundamental I – anos iniciais), pedagogo e especialistas na educação na área de administração, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutricionista. A secretária de Educação, Sandra Casimiro, lembrou que a noite de posse é muito especial, pois muitos lutaram para estar ali. “A partir de amanhã, começamos nossas atividades para o início das aulas. Que tenhamos muito sucesso”, disse.

 

O promotor de Justiça, Laércio Mendes, ressaltou a importância do concurso para a administração pública. “O recurso humano é um componente essencial para o bom funcionamento da máquina pública. Com este concurso, a prefeitura fez o que manda a legislação relativa aos servidores municipais e assim regularizamos de uma vez por toda a questão dos contratos administrativos. Parabenizamos o prefeito Clécio pelo certame”, destacou. 

 

O concurso foi realizado pela Fundação Carlos Chagas e foram reservadas aos candidatos negros 20% das vagas existentes e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso, para cada um dos cargos oferecidos, em conformidade com a Lei Municipal nº 2302/2018. Além de 5% para deficientes. O prefeito Clécio, assim como na posse dos servidores da Saúde, fez questão de fazer o juramento, para ressaltar aquilo que ele mais almeja: que cada servidor venha com espírito público para fazer um bom trabalho, principalmente com a crianças. 

 

Em seu discurso, Clécio relembrou todos os momentos que passou até chegar a posse. “Quando assumi, imaginei que iria fazer concurso público no primeiro ano de mandato, até cheguei a lançar edital e fui impedido pela Procuradoria. Seis anos se passaram e hoje consegui cumprir o que prometi. Mas chego aqui garantindo a cada um de vocês, que os salários dos senhores estão garantidos no orçamento, até o fim do ano”, discursou.

 

Participaram da solenidade o deputado estadual Paulo Lemos, o vereador Caetano Bentes, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Luís Santana, o comandante da 22ª Brigada de Infantaria e Selva, general Viana Filho e o promotor da Defesa do Patrimônio Público, Laércio Nunes Mendes. 

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM 

 

Fotos: Nayana Magalhães e Gabriel Flores