Prefeitura de Macapá anuncia reajuste salarial para servidores pelo segundo ano consecutivo

Dentre as categorias funcionais estão os grupos da Educação, Saúde, aposentados, pensionistas, servidores da Guarda Municipal, dentre outros

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla)

Prefeito Dr. Furlan prioriza o compromisso de manter o reajuste da data-base conforme o diálogo com as categorias, na Receita e na LRF | Foto Tiago Amaral PMM

Pelo segundo ano consecutivo, o chefe do Poder Executivo Municipal, Dr. Furlan, concede o aumento remuneratório do quadro funcional da Prefeitura de Macapá. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa ocorrida no prédio da Fundação Municipal de Cultura, na manhã desta sexta-feira (14), na presença de vereadores, secretários e representantes sindicais.

O primeiro aumento foi de 10,06% em março de 2022, e neste segundo momento, o percentual é de 6%. Este ano de 2023, a remuneração para profissionais ativos e inativos é ordenada por categorias funcionais com um impacto geral de mais de R$ 57,5 milhões. O prefeito explicou que todo o processo está sendo feito com a segurança de que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está sendo respeitada, além dos diálogos com os sindicatos de cada categoria.

“Como forma de valorização dos nossos servidores, com base na Receita e na LRF, nós estamos anunciando pelo segundo ano consecutivo, o reajuste salarial de mais 6% a 11 mil servidores públicos municipais da Educação, Saúde, setores administrativos e os inativos como aposentados e pensionistas e cargos comissionados, por isso eu agraço o empenho de todos”, ressaltou o gestor.

A titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla), Fernanda Cabral, reforçou que houve diálogo com sindicatos de cada categoria, e que a mesa ainda está aberta para negociações. No total são 11.085 servidores, com grupos que começam a receber a partir do mês de abril, até agosto deste ano.

“A gestão do prefeito Dr. Furlan tem o compromisso de manter o reajuste da data-base com respeito aos servidores e valorização, pois cada grupo tem sua particularidade, por isso a mesa de negociação está aberta para que dentro das possibilidades a gestão possa contemplar o que os servidores necessitam”, frisou Fernanda Cabral.

Secretária de Planejamento e Orçamento, Fernanda Cabral, destaca que os grupos começam a receber em abril, até o mês de agosto, ela disse que são 11.085 servidores no total | Foto Tiago Amaral PMM

De acordo com a secretária Fernanda, os percentuais do reajuste salarial dos servidores públicos municipais serão ordenados por datas e categorias funcionais com aumento para profissionais da Educação a partir do mês de abril; Saúde no mês de maio e junho; setores administrativos, comissionados e os inativos como aposentados e pensionistas, no mês de junho; e no mês de agosto será a Guarda Municipal. 

Os reajustes de 6% serão para os professores, pedagogos, especialistas em Educação e auxiliares Educacionais da Educação, bem como para a Saúde entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Endemias (ACE), Vigilância e Saúde (AVS), e demais profissionais. No administrativo, os demais Servidores da PMM e cargos comissionados, assim como os inativos aposentados e pensionistas também receberão o aumento de 6%. Já na Segurança pública, conforme o diálogo entre o sindicato, o reajuste será de 5% para a Guarda Municipal de Macapá.

Fotos Tiago Amaral e Mônica Nascos