Prefeitura de Macapá realiza capacitação sobre Tuberculose para profissionais da saúde

Treinamento ocorreu no auditório do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Encontro ocorreu no auditório de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Em preparação ao Dia Mundial da Tuberculose, comemorado na sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou capacitação para médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O treinamento foi nesta quarta-feira (22), na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A chefe da Divisão de Prevenção e Controle da Tuberculose no Município de Macapá, Flávia Mota, palestrou sobre temas como diagnóstico e tratamento da infecção latente da Tuberculose à Atenção Primária de Saúde de Macapá; notificações da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), análise de dados, abandono do tratamento, notificações por sexo e idade, entre outros assuntos. Estiveram presentes profissionais da saúde Macapá, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Santana e Tartarugalzinho.

Chefe da Divisão de Prevenção e Controle da Tuberculose no Município de Macapá, Flávia Mota | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

“Essa capacitação serve para que o profissional da saúde se atualize sobre o tratamento e diagnóstico do paciente acometido pela doença. Temos 25 Unidades Básicas de Saúde que realizam atendimento medicamentoso para o início de tratamento e postos de saúde que realizam o exame de baciloscopia para dar o diagnóstico”, explicou. Baciloscopia é um exame de escarro que detecta se o paciente tem ou não Tuberculose.

Enfermeira do município de Mazagão, Ervellyn Rayanne | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A enfermeira Ervellyn Rayanne saiu de Mazagão para acompanhar na capital o curso. Ela ressaltou que a capacitação é de suma importância para a carreira. “Em Mazagão, a gente encontra muitos pacientes que abandonam o tratamento ou não o fazem corretamente. Por meio desses direcionamentos vamos trilhar novas ações e estratégias para diminuir os casos de abandono”, disse.

Enfermeiro de Pedra Branca do Amapari, Sérgio Souza | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

É muito importante porque a gente sempre deve estar atualizado dentro da área. Visto que a tuberculose é uma doença ativa no nosso Estado. No Município de Pedra Branca, realizamos o tratamento e o acompanhamento de todos os pacientes”, afirma o enfermeiro de Pedra Branca do Amapari, Sérgio Souza.

“O paciente vai iniciar o tratamento mediante o resultado da baciloscopia. O tratamento dura seis meses com medicamentos para a doença e é gratuito nas UBSs”, finalizou Flávia Mota.

O que é a Tuberculose?

Cartazes educativos sobre Tuberculose e transmissão da doença estavam em exibição no fundo do auditório | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

É uma doença causada pela bactéria Bacilo de Koch – BK que afeta pulmões e outras partes do corpo, como ossos, rins e meninge. É transmitida pelo espirro, tosse e ao falar. A vacina BCG, que protege as crianças contra as formas mais graves da Tuberculose, é um método de prevenção. Os sintomas são tosse, cansaço, perda de peso, dor no peito, falta de apetite e febre.

Caso o paciente ateste positivo para a Tuberculose, ele deve apresentar encaminhamento médico para realizar a coleta do exame nas seguintes Unidades:

UBS Marabaixo
UBS Perpétuo Socorro
UBS Marcelo Cândia
UBS BR 210
UBS Coração
UBS Congós
UBS Pedro Barros
UBS Rubin Aronovitch

Uma vez testado positivo, o tratamento é realizado em todas UBSs do Município de Macapá.