Profissionais e acolhidos de abrigo de idosos em Macapá recebem vacinação bivalente contra a covid-19

Abrigo é um local de longa permanência e está entre os grupos prioritários para receber a vacinação

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Idosos a partir de 60 anos agora podem receber a vacina bivalente | Foto: Renato Costa

Idosos e profissionais do Abrigo São José, localizado no bairro Santa Rita, na Zona Sul de Macapá, receberam nesta segunda-feira (6), a vacinação bivalente contra a Covid-19. Ação foi desenvolvida pela Diretoria de imunização do município, com o intuito de promover saúde dos residentes e dos profissionais que trabalham no local.

Um dos imunizados durante ação foi o idoso de 64 anos, José Alberto. Ele foi acolhido no abrigo há 3 meses. “Essa vacinação é importante para combater a Covid, por isso aproveitei a oportunidade e já tomei minha terceira dose”, contou.

O Abrigo São José é uma casa de acolhimento para idosos em situação de vulnerabilidade e oferece toda assistência para os residentes, como alimentação adequada, cuidados com a saúde e uma atenção mais cuidadosa com as necessidades de cada um dos moradores.

A enfermeira da Central de Imunização, Caroline dos santos, ressalta a necessidade da vacina. “Como o vírus teve mutações é importante essa dose de reforço para prevenir a volta da Covid-19”, falou.

A instituição é um local de longa permanência e acomoda idosos que se encaixam no grupo de risco em caso de contaminação do vírus. Por esse motivo é necessária a vacinação dos residentes e profissionais, para criar um ambiente mais seguro e garantir a proteção dos moradores do abrigo.

“A Covid sofre mutações desde o início da pandemia. A vacinação bivalente vem como reforço contra essas variantes e hoje o foco foram os idosos que tem uma imunidade mais baixa”, conta Celeomar Brito, diretora de imunização do município.

Vacinação

A vacina Bivalente é uma forma de prevenção contra as variantes do vírus da Covid-19, como a ômicron, que já se mostrou com altas taxas de transmissão e de maior propagação em relação ao vírus inicial.

Nesta fase da imunização, a vacina está sendo disponibilizada para imunocomprometidos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos a partir de 12 anos, pessoas de instituições de longa permanência e agora será ofertar para idosos a partir dos 60 anos.

Para se vacinar, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde do município. Os documentos necessários são: cartão de vacinação e documento de identificação com CPF.

Também através do número (96) 98128-2030, a população com mobilidade reduzida e acamados, podem agendar a vacinação da bivalência em suas residências.