Mais quatro escolas da rede pública do município de Macapá retornam às aulas presenciais

Em fevereiro, o ano letivo iniciou para mais de 30 mil alunos da rede pública municipal

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Jade, 7 anos, estudante do primeiro ano da Emef Izabel Furtado Negrão I Foto: Fernando Tavares/PMM

Nesta semana, mais quatro escolas da rede municipal de ensino retornaram às atividades de forma presencial. São elas: Emef Rondônia, Emef Maria Celes Coutinho, Emef Eliana Flexa e Emef Izabel Furtado Negrão.

Muitos estudantes aguardavam ansiosos por essa volta às aulas, como por exemplo, a pequena Jade, estudante do primeiro ano do ensino fundamental da Emef Izabel Furtado Negrão, no bairro Zerão. Jade falou com desenvoltura de seu retorno à sala de aula.

“Estou alegre em voltar a estudar porque eu gosto das atividades e minha escola é bonita. Gosto de desenhar e pintar com tinta. Quero ser artista plástica”. Ela ainda mostrou a máscara que ganhou da professora Celia Ferreira e disse que iria usá-la na festinha de carnaval da escola.

Jade com a máscara de carnaval que ela mesma pintou I Foto: Fernando Tavares/PMM

Celia Ferreira é professora do primeiro ano do ensino fundamental e trabalha na Emef Izabel Furtado Negrão desde 2019. A professora comentou sobre sua expectativa para este ano de 2023. “A gente trabalha focada no desenvolvimento do aluno. É sempre uma satisfação perceber a evolução de cada um deles e isso reflete em índices positivos para a área de Educação do município”.

Professora Celia Ferreira entre seus pequenos do primeiro ano I Foto: Fernando Tavares/PMM

Ações para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos estudantes fazem partes dos novos projetos pedagógicos que serão lançados ainda este ano pela Prefeitura de Macapá.

Cronograma de volta às aulas

Nem todas as escolas municipais iniciaram o período letivo simultaneamente. Devido a continuidade do plano de revitalização dos ambientes escolares, a Prefeitura de Macapá decidiu concluir algumas reformas ou reparos antes do retorno das aulas, garantindo, assim, que o estudante frequente ambientes adequados e confortáveis.
As aulas já retornaram às escolas que precisavam apenas de alguma manutenção, como consertos no telhado ou na rede elétrica. Já nas unidades que passam por reformas mais extensas, o início do período letivo está programado para o mês de março. Ressalta-se que os dias sem aulas presenciais serão repostos posteriormente, com sábados letivos ou atividades no contraturno.

Fotos: Fernando Tavares – estagiário sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social