Fiscais delimitam espaços de vendedores ambulantes no percurso do desfile dos blocos na Praça do Barão

Durante os quatro dias de desfile as equipes estarão presentes para garantir a organização e ordenamento do local

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

Fiscais da Secretaria de Habitação e Ordenamento Urbano delimitam espaços para instalação de vendedores ambulantes na Praça do Barão I Foto: Semhou/PMM

Nesta quinta-feira (23), a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) percorreu o corredor por onde os blocos de carnaval irão desfilar entre os dias 23 e 26, na Praça Barão do Rio Branco.

A ação dos fiscais foi para delimitar os espaços aonde vendedores ambulantes serão instalados. Durante os quatro dias de desfile as equipes estarão presentes para garantir a organização e o ordenamento do local. 

Nestes quatro dias ainda haverá muita diversão para os brincantes e também a garantia de renda extra aos microempreendedores. Cerca de 150 ambulantes estão com autorização de uso do solo garantida para comercialização de seus produtos, que vai desde a culinária até adereços de carnaval. 

Durante a organização do espaço no ponto de concentração, o secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Nildo Nunes, esteve no local acompanhando o trabalho dos fiscais e orientando os microempreendedores que permanecerão na lateral do circuito, que inicia na Rua São José e segue pela Avenida FAB, Rua Cândido Mendes e Avenida Iracema Carvão Nunes. 

“As ações da fiscalização foram intensificadas para estes dias. Nossos fiscais estarão presentes todos os dias para garantir o ordenamento do local. Todos colaborando, conseguiremos manter a organização do espaço e o pequeno empreendedor consegue garantir suas vendas com segurança e devidamente autorizado”, frisou o secretário. 

Evento deste nível gera uma estrutura mais efetiva dos fiscais que trabalham para manter a organização do evento. Ao mesmo tempo, gera economia ao município e impulsiona a geração de renda. Para o microempreendedor Cleilson Marciel de Souza, que há cinco anos trabalha com vendas, o carnaval deste ano superou as expectativas.  

“A fiscalização a gente sabe que tem que ter para pôr ordem no local, e a gente se sente até mais seguro, além de evitar bagunça. Cada noite de evento é muito importante para nosso trabalho. A Prefeitura não só aqueceu as vendas, mas também todo o setor econômico, cultural, artistístico, artesãos, todos que estão envolvidos. Tudo está contribuindo para o nosso trabalho e o movimento será excelente”, celebrou Cleilson. 

Microempreendedor Cleilson Marciel de Souza I Foto: Semhou/PMM

Os fiscais cumprirão escalas alternadas entre as equipes durante a programação de desfile dos blocos. Dentre os mais variados segmentos de vendas estão carrinhos de lanche, batata frita, comidas típicas, bebidas e sucos, churrasquinho e farofa, até adereços de carnaval.