Adolescentes participam de ação na UBS Macapaba, sobre prevenção da gravidez na adolescência e contra doenças sexualmente transmissíveis

Programação em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, busca trazer um ambiente confortável para adolescentes entenderem a importância dos cuidados com a saúde sexual

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Palestra tem como objetivo mostra os riscos da gravidez na adolescência e apresentar métodos contraceptivos | Fotos: Renato Costa/ Semsa

Acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Macapaba, na Zona Norte de Macapá, nesta quinta-feira (02), ação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Através de palestras e rodas de conversas, procura alerta crianças e adolescentes sobre os riscos da não utilização de preservativos nas relações sexuais.

Outros serviços ofertados são exames laboratoriais, PCCU, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), teste de covid, distribuição da caderneta da adolescente, também foram oferecidas consultas medicas, psicológicas, nutricionais, odontológicas, com assistentes sociais e educadores físicos.

A dona de casa, Maria melo, de 60 anos, relata a preocupação com a saúde de sua família, “Eu sempre conversei com meus filhos e falo com minhas netas, para alertar elas sobre esse risco da gravidez e a importância do uso do preservativo para evitar essas doenças, atualmente os jovens parecem não se preocupam tanto com isso”

Preservativo masculino e feminina são disponibilizadas gratuitamente em todas UBS do município de Macapá | Foto: Renato Costa/ Semsa

Ação começou com palestra educativa sobre métodos de prevenção da gravidez. A enfermeira, de 43, Jussara Cordeiro foi a palestrante e ressalta os riscos que a gestação na adolescência pode trazer, como má formação do bebê, parto prematuro, obesidade, diabete, pressão alta, eclampsia e problemas psicológicos para essas jovens.

“Mostramos hoje a importância desses cuidados com a saúde dos adolescentes, pois muitas das vezes esses jovens se bloqueiam para família e não sabem como se prevenir. Buscamos trazer esse espaço mais acolhedor para eles.”, conta a enfermeira da UBS Macapaba.

Além de educar sobre saúde sexual, a programação pretender criar uma comunicação de confiança com esses adolescentes e incentivar o diálogo com seus familiares, para assim fortalecer as medidas de proteção.

“Essa ação é importante para levar informação para esses jovens sobre seu corpo, métodos contraceptivos e lembrar da importância dos testes rápidos para aqueles que já tem uma vida sexual ativa. É bom ressaltar que esse assunto também é necessário para os meninos, lembra-los que o uso de camisinha ainda é a melhor forma de prevenção gravidez e DSTs”, disse Larissa Moraes, Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher.

Giovane Brito* Estagiários sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde