Os arredores da Rua Rio Japurá, perto do canal do bairro Perpétuo Socorro, é considerado região de lixeira viciada crítica e teve 4 limpezas de lixeiras viciadas nos últimos 30 dias, apenas em um intervalo de 10 dias foi recolhido 96 toneladas de entulhos e lixos. Por conta disso, o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, se reuniu nesta sexta-feira (13) com moradores, Secretaria de Educação e a Polícia Militar.
O objetivo da reunião foi constatar a necessidade do apoio da comunidade para diminuir os casos de descarte irregular de lixo na região.
“Começou o período de chuvas, então aumentou os casos de doenças, tal como dengue no bairro, e temos muito lixo, e estamos de prova que a Prefeitura vem, limpa de manhã e de tarde já está cheio de lixo de novo, então precisamos de atitudes dos próprios moradores”, afirmou a presidente do bairro, Deusilene Saraiva.
A cooperação e o trabalho em conjunto do poder público e da comunidade são essenciais para diminuir os casos de lixeiras viciadas na cidade, que se tornaram um problema social.
“Sabemos que infelizmente já existe até um comércio relacionado as lixeiras, onde as pessoas pagam para outras que são necessitadas levar sua máquina de lavar antiga ou seu sofá que não presta mais e não dão importância para o descartado desses materiais, então é preciso urgentemente um trabalho como este que estamos fazendo hoje, ouvindo e pedindo a ajuda dos presidentes do bairro”, afirmou o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas.