Prefeitura de Macapá aperfeiçoa práticas de atendimento à população LGBTQIA+

Técnicos, gestores de políticas públicas participantes do curso e autoridades de Macapá se fizeram presentes na programação de encerramento

Por Wellington Barros* - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Servidores e gestores que participaram do curso de aperfeiçoamento | Foto: Wellington Barros/SECOM PMM

Técnicos e gestores de políticas públicas da Prefeitura de Macapá foram capacitados para aperfeiçoar o atendimento ao público LGBTQIA+. A formação durou quatro meses e foi concluído nesta sexta-feira (16), no auditório do Museu Sacaca. A iniciativa é da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Diversidade (CPPD) da Secretaria de Direitos Humanos (SMDH).

A professora e conselheira do Conselho Estadual de Direitos da População LGBTQIA+ do Amapá, Camila Ilário, abordou a importância das políticas públicas direcionadas para esse público. O curso foi composto por 190 horas e teve como objetivo criar um plano de atendimento ideal, igualitário e com qualidade a essa população.

O encontro resultou na elaboração de um plano chamado de “Núcleo integrado de ensino em práticas de atendimento à população LGBTQIA+ no município de Macapá-AP”. O coordenador geral de políticas públicas para diversidade, Édem Jardim, falou sobre os resultados do curso.

“Hoje é um dia histórico para o município de Macapá com o encerramento que resultou na idealização de um plano essencial para melhorar os serviços municipais à população LGBTQIA+”.

Enfermeira servidora do centro de especialidade Dr. Papaléo Paes, Carina Mendes, concluiu o curso de aperfeiçoamento | Foto: Wellington Barros/PMM

Para apresentação dos plano foram chamados servidores como Laurana Bandeira, Carina Mendes e Aroldo Marinho, que detalharam e expuseram os principais pontos do projeto.

“O aperfeiçoamento me capacitou para humanizar mais meu atendimento e oferecer um serviço digno que garanta os direitos das pessoas LGBT’s”, ressaltou a enfermeira do Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes, Carina Mendes.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tambem participou da formação. A programação teve sua abertura por volta das 9h da manhã com um cerimonial de apresentação do curso e contou com a presença do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), responsável pela emenda parlamentar que possibilitou a realização evento.

Servidores da SMDH, representantes da SEMAS e do Conselho Municipal LGBTQIA+ | Foto SMDH