Músicos da Banda da Guarda Civil de Macapá são homenageados pelo legislativo do AP

A devida criação da Banda de Música da GCMM, de direito se deu no dia 10 de janeiro de 2002

Por Cristiane Mareco - Guarda Civil Municipal de Macapá

Os músicos integrantes da Banda da Guarda Civil Municipal de Macapá receberam na manhã desta segunda-feira (28) uma Moção de Aplausos, na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. A honraria foi concedida em função dos trabalhos prestados em favor do município.

A homenagem foi proposta pelo Deputado Estadual Jory Oeiras, que em pronunciamento ressaltou a importância da Banda nos eventos e para a história do estado.

“É com muita satisfação que realizamos essa sessão solene. A Banda da Guarda é um orgulho para os amapaenses e não poderíamos deixar de oferecer essa homenagem aos nossos guerreiros”, ressaltou o parlamentar.

Homenagem foi proposta pelo Deputado Estadual Jory Oeiras I Foto: Leandro Lennon/PMM

Em momento emocionante, o fundador da Banda de Música, Inspetor Natalino Albuquerque, garantiu estar motivado e revigorado para continuar com o trabalho.

“É uma honra ver que todos esses anos de labuta são reconhecidos e prestigiados pela sociedade em geral. Peço a Deus que me proporcione muitos anos para continuar esse projeto e poder participar de muitos momentos felizes como esse”, falou o inspetor.

Para a comandante da Guarda Municipal, Joeva Reis, a Moção de Aplausos é o reconhecimento de anos de dedicação. Motivo de admiração e respeito. “Faço parte desse comando e sei a forma correta como eles trabalham. Acredito que esse reconhecimento e respeito são necessários. Fico feliz de ter participado desse momento”, disse.

Histórico da Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Macapá

A ideia inicial de formação da Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) surgiu em uma reunião de inspetores do primeiro concurso público para GCMM, no dia 18 de março de 1999, quando o inspetor Natalino Afonso Albuquerque declarou ser músico e a intenção de montar a Banda.

No dia 26 de março de 1999, o Inspetor Natalino foi autorizado pelo comando a iniciar o projeto. Os primeiros instrumentos foram adquiridos através de uma cautela, junto ao Departamento de Cultura Municipal, a época.

Natalino selecionou os músicos, formando a primeira equipe com 9 componentes: Natalino Albuquerque, Claydison Souza do Nascimento, Délcio Gonçalves Corrêa, Gilmar Souza Ferreira, Júlio Afonso Moraes Raiol, Leonardo do E. Santos Pantoja. Luis Carlos Santos Teles, Manoel Valdir Maciel de Jesus e Rosinaldo José Monteiro Rodrigues.

Com a composição da equipe, as apresentações iniciaram no mês de abril de 1999, em escolas, repartições públicas, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, eventos religiosos evangélicos e católicos e de organizações não governamentais.

A devida criação da Banda de Música da GCMM, de direito, deu-se no dia 10 de janeiro de 2002, através da Lei n° 1163/2002 PMM, que efetivamente criou a GCMM e todas as suas seções, tendo as atividades regulamentadas através do decreto n°0010/2003 PMM.

Atualmente a banda se chama Siney Saboia, em homenagem ao regente que faleceu de covid-19.

obs. Esse senhor sentado é o fundador da Banda.

Esses guardas são os primeiros integrantes da Banda.