16 Dias de Ativismo: prefeitura promove ação de saúde na Carreta da Mulher

Como parte da programação dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou ação na Carreta da Mulher, que está localizada na área externa da UBS Pedrinhas. Foram oferecidas consultas médicas, coletas de PCCU, ultrassonografia da mama e transvaginal, exames laboratoriais, testes rápidos, vacinação e palestras de educação em saúde.

A secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, ressaltou a importância das mulheres e dos homens se envolverem no ativismo pelo fim da violência. “A campanha nos dá a oportunidade de aumentar a mobilização pública pelos direitos das mulheres, e as que vieram cuidar da saúde estão de parabéns. A busca pela prevenção mostra o quanto essa mulher se ama. E tão importante quanto esse cuidado é a sensibilização dos homens para dar um fim nos ciclos de violência”.

Fátima Pelaes, secretária especial de Políticas para as Mulheres, destinou a emenda para aquisição da carreta enquanto deputada federal e falou da aquisição de dispositivos para a promoção e prevenção da saúde. “Os esforços da prefeitura em promover a saúde preventiva, aliado ao nosso, nos ajudam a mudar a realidade das mulheres que sofrem violência para que tenham um atendimento adequado. Já estamos planejando para que possamos adquirir, quem sabe, outra carreta ou ônibus para ampliarmos essa oferta”, disse a secretária nacional.

A programação marca a retomada das atividades da carreta, que a partir de segunda, 11, passa a atender a população da zona sul com consultas ginecológicas, coleta de PCCU, ultrassonografia da mama e transvaginal e requisição para mamografias. “Nos próximos noventa dias a carreta estará prestando esses atendimentos. As mulheres não precisam chegar de madrugada, pois serão três meses de atendimento diário”, finalizou Silvana. Esteve presente na programação o vereador Yuri Pelaes.

Jamile Moreira

 

Assessora de comunicação/Semsa