Na capital, o primeiro caso da presença de Coronavírus foi identificado ainda em março. Desde que Macapá entrou no circuito de cidades com casos positivos, o prefeito Clécio Luís instituiu diversas ações como a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Resposta Rápida ao Coronavírus, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de prevenir, controlar e mitigar os riscos à saúde pública. Além de decretar diversas normas como medidas preventivas para contenção do vírus na cidade, como a suspensão de atividades econômicas e sociais, além da orientação à população a procurar a UBS aos primeiros sintomas da doença.
Após as ações a capital atingiu o chamado platô que é a estabilização no número de ocorrências Registradas pelas Unidades básicas de Saúde. Segundo a coordenadora do Comitê Silvana Vedovelli, essas ações foram essenciais para que o município atingisse ao resultado atual. “As medidas adotadas com a orientação do comitê foram assertivas para que Macapá atingisse um bom resultado com a estabilização de casos. Hoje em todo o estado foram registrados 22% de ocupação de leitos, 68.75% da população com cura de pacientes que foram contaminados”, destacou.
Ainda segundo Vedovelli, é importante lembrar que o vírus ainda circula de forma ativa e que a população continue adotando medidas básicas de prevenção, como a utilização de máscara, manter o distanciamento, os cuidados com a higiene, preferencialmente com água e sabão.
Retomada das Atividades Econômicas
A cada passo em direção ao chamado platô, a gestão municipal realizou reuniões com os segmentos para possível retomada gradual do setor econômico que ainda ocorre em etapas na capital. De acordo com subsecretário de Compras e Contratações da prefeitura de Macapá, Edvan Barros, 90% dos empreendimentos já retomaram as suas atividades que se tornou possível devido à melhora em índices relativos no combate ao novo Coronavírus na capital.
“São atividades que voltaram de forma gradativa, com diversas medidas rigorosas de controle sanitário, combatendo a proliferação da Covid-19. Mas apesar dos indicadores apontarem bons resultados, alguns números ainda estão altos, como os de contaminação, por isso ainda são necessários continuarmos com as medidas de combate ao Covid-19”, explicou Edvan.
Primeira etapa
A primeira etapa do processo ocorreu em junho, mas ainda com condicionantes, novas regras, restrições e seguindo medidas adotadas no combate ao novo Coronavírus. Nesta etapa o atendimento foi realizado em cinco modalidades como: delivery, drive-thru, expresso, agendamento e presencial, além da utilização de bandeiras que caracterizam cada setor autorizado.
Mais de 500 visitas de orientação foram feitas pela Fecomércio nos estabelecimentos comerciais, nos dias 18 e 19 de junho, no centro comercial e bairros da capital. Cartazes com mensagens de conscientização e adesivos sinalizadores também foram distribuídos nos estabelecimentos comerciais para melhor cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19.
Segunda etapa
Ocorreu em julho, com a inclusão de mais 13 segmentos autorizados a retornar às atividades na modalidade presencial, como as atividades físicas ao ar livre, relacionadas à saúde e ao bem-estar, petshops e lojas de cosméticos. E também ampliou o quantitativo de público nas igrejas, de 50 para 70 pessoas. Claro, seguindo todos os protocolos de segurança, como o distanciamento, a higienização das mãos, o uso de máscara, entre outras normas sanitárias.
Terceira etapa
Na segunda quinzena de julho se deu a terceira etapa e retomada das atividades econômicas onde a Prefeitura de Macapá anunciou mudanças em horários e incluiu novas modalidades, como restaurantes e lanchonetes, e estendeu o horário de outras, como supermercados e mercantis.
Quarta etapa
Iniciada no fim de julho, a quarta etapa trouxe o fim do rodízio e a autorização de outras atividades, bem como a extensão do horário de funcionamento, de funcionamento do comércio varejista, de forma geral, que passou a ser até as 19h.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Amelline Borges
Assessora de comunicação