Zeladoria nas Praças: Prefeitura lança projeto na zona oeste de Macapá

Plano tem como proposta limpeza e manutenção dos espaços públicos da cidade.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A praça do bairro Coração, zona oeste de Macapá, foi palco para o lançamento do projeto ‘Zeladoria nas Praças’, nesta sexta-feira (19). A iniciativa da Prefeitura de Macapá tem como proposta a limpeza e manutenção dos espaços públicos, além do incentivo para que a população amplie os cuidados para manter as praças limpas.

O cronograma prevê ações nestes locais com serviços de capina manual e mecanizada, poda de árvores, varrição, pintura dos meios-fios e a destinação correta do lixo. A ação segue até sábado (20), em todas as ruas e avenidas do bairro.

A comunidade do Coração conta agora com um espaço mais limpo, resultando em uma opção de lazer mais agradável. “As ações para manter as praças limpas não devem partir só do poder público, mas de todos. Temos o dever preservar nossa praça limpa e também denunciar quem suja”, disse o morador Antonio Carlos de Souza.

O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, explicou que um dos principais motivos desse projeto é devolver aos moradores um espaço mais limpo e tranquilo e que proporcione a qualidade e conforto que o povo merece, além de incentivar a conscientização quanto à manutenção de espaços públicos.

“Esse é um trabalho da gestão municipal em parceria com a população. Queremos juntos cuidar, conservar e continuar com o projeto. Todas as praças da nossa Macapá serão atendidas. Para isso montamos um planejamento especial de trabalho com a execução dos serviços às sextas-feiras e sábados”, declarou.

Cronograma de limpeza

19 e 20 de novembro – Praça do bairro Coração
26 e 27 de novembro – Praça Floriano Peixoto
03 e 04 de dezembro – Praça Laurindo Banha
10 e 11 de dezembro – Complexo do Araxá
17 e 18 de dezembro – Praça da Bandeira.

Denuncie quem suja

As denúncias sobre pessoas que jogam lixo em via pública podem ser feitas pelo número (96)  9 9970.1078. O descarte irregular de lixo em vias públicas pode resultar em multa, com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil e o infrator pode responder por crime ambiental. Se utilizar veículo para o descarte irregular, o transporte pode ser apreendido e levado para a delegacia.

A infração também pode ser denunciada no prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, 317, bairro do Trem, Zona Sul de Macapá.