Volta às aulas: mais de 34 mil alunos retornam às escolas municipais de Macapá para 2º semestre letivo

Neste semestre, os estudantes também participarão de um inovador plano de recomposição de aprendizagem

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Rede municipal abrange 99 unidades de ensino, entre creches e escolas | Foto: Lázaro Gaya/PMM

Nesta segunda-feira, 1° de agosto, mais de 34 mil estudantes da rede municipal de ensino retornam às aulas para o segundo semestre letivo de 2022. A novidade é o projeto de recomposição do aprendizado para os estudantes do ensino fundamental. São 99 unidades, entre creches e escolas.

Todos os protocolos de biossegurança foram reforçados com dispensadores de álcool, tapetes sanitizantes, totens e diversos outros equipamentos. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) monitora os casos de síndromes gripais e, desde 2021, retorna gradualmente à modalidade de aulas presenciais, sem aumento no número de casos registrados.

Prefeitura de Macapá fornece dispensadores de álcool, tapetes sanitizantes e diversos outros equipamentos | Foto: Léo Nilo/PMM

O planejamento para o segundo semestre inclui a continuidade dos diversos programas e projetos pedagógicos da rede municipal, como as etapas finais da 1ª Olimpíada de Matemática e a realização da 2ª Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac).

Recomposição de aprendizagem
A Prefeitura de Macapá vai implementar em 68 escolas de ensino fundamental um pacote de ações inovadoras para recompor o aprendizado dos estudantes. O objetivo é preencher as lacunas deixadas pelo período de ensino remoto, identificadas na primeira avaliação diagnóstica realizada na rede municipal.

A metodologia será aplicada em aulas especiais que serão realizadas três vezes na semana. A organização dos estudantes nas salas de aula levará em consideração o nível de alfabetização de cada um. Deste modo, os professores conseguirão trabalhar o processo educacional de maneira uniforme em cada turma.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.