Visita guiada no Bioparque da Amazônia proporciona conhecimento para estudantes da rede municipal de Macapá

Passeio aconteceu nesta terça-feira (8) com alunos do 2º ano da Escola Municipal Quilombola Velho Chico.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

15 alunos da rede municipal de ensino participaram da visita guiada | Foto: Vinicius Barbosa l PMM

Uma visita sobre educação ambiental e sustentabilidade reuniu alunos no Bioparque de Macapá, nesta terça-feira (8).  Cerca de 15 alunos participaram de um momento recheado de alegria, conhecimento e incentivo à preservação do meio ambiente. A atividade foi voltada para educação ambiental e contou com a presença de educadores e alunos da Escola Municipal Quilombola Velho Chico.

Alunos receberam orientações sobre conscientização ambiental | Foto: Vinicius Barbosa /PMM

A visita foi orientada pelo guia da Instituição, que realizou uma palestra sobre a historicidade da área de preservação e dos animais, abordando a importância da manutenção dos biomas e da biodiversidade do local para que dessa forma os alunos tenham, além de um momento de lazer, a oportunidade de obter mais conhecimento sobre o meio ambiente. Crianças entre 6 e 10 anos de idade, acompanhadas dos professores, puderam ver de perto toda a riqueza ambiental e preservada do Bioparque da Amazônia.

Os estudantes conheceram o local em geral e ainda receberam orientações sobre preservação e conscientização ambiental. Todo o período de visita é realizado pelos profissionais de Turismo da Instituição.

A professora Mariluz da Conceição do Nascimento, que leciona há 24 anos, destacou a importância da inspeção para os alunos, fazendo com que a visita guiada no Bioparque seja um complemento da sala de aula.

Professora Mariluz da Conceição l Foto: Vinicius Barbosa/PMM

“A iniciativa do Improir em fazer o convite e trazer os alunos pra cá foi de extrema importância. Estávamos precisando tirar os alunos da zona de conforto para um lugar em que a gente pudesse trabalhar aquilo que foi feito em sala de aula, que é a fauna e a flora, e que fosse extraclasse. A visita está sendo ótima, o local é maravilhoso, as crianças estão gostando e tendo muito aprendizado”, afirma a educadora.

Aluno Pedro Henrique l Foto: Vinicius Barbosa l PMM

O aluno, Pedro Henrique, de 8 anos, falou sobre a alegria em conhecer o local. “Eu sempre tive vontade de ver os animais que vivem aqui , mas nunca deu certo, eu moro longe. Esse passeio até aqui me deixou feliz porque eu realizei um sonho”, comemora Pedro.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro pontuou o quanto é importante que alunos de escolas das comunidades quilombolas tenham acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura de Macapá.

“Através da programação do Novembro Afro tivemos a oportunidade de inserir as visitas guiadas no Bioparque para esses alunos, que têm como objetivo atingir, desenvolver e despertar as necessidades de preservação, por meio da educação ambiental”, ressalta.

Serviço

O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de floresta, funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.