VIII Conferência de Assistência Social de Macapá destaca a garantia de direitos

A abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social ocorreu na quarta-feira, 28. Usuários da política, representantes de entidades socioassistenciais, gestores de políticas públicas e comunidade em geral lotaram o auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Este ano, o tema central é Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Macapá e é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

 

Segundo a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Naldima Flexa, a conferência trata-se de um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização. “A principal característica deste evento é reunir governo e sociedade civil organizada, para debater e decidir as prioridades das políticas públicas dos próximos anos”.

 

Todos os participantes tomaram posse no Fórum Municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além disso, a programação contou também com apresentações culturais dos equipamentos sociais da prefeitura. Jovens do projeto Um Parque em meu Caminho cantaram rap sobre mudança de vida. Crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Esperança apresentaram músicas e teatro de fantoches sobre os direitos e deveres da criançada. Já as idosas do Centro Arte Vida do Cras Cidade Nova animaram o público com roda de Marabaixo.

  

“Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade com esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da conferência traz os usuários para o centro do debate”, afirmou a presidente do CMAS, Aldenora González.

 

O evento contou com a palestra Magna de Tereza Campello, da Frente Nacional e ex-ministra de Desenvolvimento Social de Combate à Fome. “Esta conferência também deve considerar o cenário atual e as descabidas reformas trabalhistas e da previdência social, que podem ter impactos nos direitos sociais já assegurados, na própria política de Assistência Social e na vida de seus usuários. Não podemos permitir, temos que ‘lutar’ por todos”.

 

A programação continua nesta quinta-feira, 29, com discussão dos eixos sobre proteção social, legislação, gestão democrática e acesso às políticas sociais. Ao final, serão eleitos delegados para representar o município na etapa estadual. A cerimônia de abertura também contou com a participação da conselheira nacional de Assistência Social, Rosângela Santos; diretor de Gestão do Suas da Secretaria Nacional de Assistência Social, Luiz Otávio; subsecretário da Semast, Richard Madureira e da Séfora Rola, do Ministério Público.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/Semast