Vigilância Sanitária orienta feirantes sobre manuseio de produtos alimentícios

Na manhã desta terça-feira (14), a equipe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve na Feira Maluca para averiguar e orientar os feirantes sobre a manipulação de alimentos e higienização do ambiente de trabalho. Os fiscais entregaram ficha de inspeção sanitária para os donos de boxes, listando as exigências que devem ser cumpridas.

O prazo para cumprimento das medidas é de quinze dias e quem não seguir as determinações poderá sofrer sanções administrativas.

A ação irá percorrer todas as feiras da capital inspecionando o serviço dentro do local, garantindo segurança à população na compra de alimentos, como explica o subsecretário de Saúde, Kleverton Siqueira. “Através das ações de fiscalização da Vigilância Sanitária vamos garantir que o produto comercializado seja de qualidade e para que o armazenamento desses alimentos seja feito da forma correta”, disse.

Toniel Costa Oliveira trabalha como feirante há dez anos e para ele a orientação repassada colabora nas vendas e garante o produto de qualidade na mesa do cliente. “Trabalho com pescado e hoje receber a equipe da prefeitura nos dá garantia em mostrar para população que nosso peixe é legal, pronto para consumo”, ressaltou.

Entre os requisitos que devem ser cumpridos, será cobrado o Atestado de Saúde Ocupacional ou Declaração de Saúde (manipulador de alimentos) para todos os trabalhadores da feira. A solicitação do documento pode ser feita na Secretária Municipal de Saúde, localizada na Av. General Osório, 365, Laguinho.

Outro ponto considerado relevante é o cuidado com os alimentos expostos à venda. A higienização constante nas balanças, balcões e utensílios devem ser feita com frequência. Produtos fracionados ou fatiados devem ser embalados.

Para a dona de lanchonete Antônia Lopes Barros, as recomendações da Vigilância Sanitária garantem qualidade para à população.

“É sempre bom receber as equipes. Eles orientam sobre o que é certo e errado, isso permite que a gente atenda melhor o nosso cliente e forneça não só o alimento de qualidade, mas o atendimento também. Trabalho com venda de café e lanches e sempre mantenho meu ambiente higienizado. A fiscal deixou uma lista de regras que devemos seguir, isso contribui com a nossa venda aqui dentro”, frisou Antônia.