Vigilância Sanitária inspeciona 97 estabelecimentos durante visita técnica em distritos de Macapá

A Vigilância Sanitária inspecionou 97 estabelecimentos em vinte localidades de Macapá do dia 5 a 15 de outubro. A visita técnica da Divisão de Fiscalização e Controle de Serviços de Saúde averiguou denúncias e irregularidades, e identificou que alguns locais não possuíam qualquer documentação sanitária.

De acordo com os dados, dos 97 estabelecimentos visitados, 23 estavam aptos para o funcionamento, 28 foram vistoriados e 43 estavam fechados. “Muitos espaços visitados estavam sem licença de uso e fora dos padrões da legislação sanitária. Para esses casos, realizamos um trabalho de educação sanitária e orientamos sobre a necessidade das licenças”, ressalta Deborah Penha Silva, chefe da Divisão de Fiscalização.

A inspeção visitou escolas, unidades de saúde, igrejas, associações, barbearias e loja de acessórios de carro e moto nas comunidades do São Joaquim do Pacuí, Francisco do Pacuí, Santa Luzia, Garimpo, São Jorge, São Benedito, Corre Água, São Tomé, Cantanzal, Tracajatuba I, II e III, Vila Palestina, Igarapé Novo, entre outros na região do Pacuí.

A visita é faz parte da ação anual do programa “Visa Rural”, que já funciona desde 2018 com ações em comunidades de Macapá. A proposta das atividades programadas é inspecionar, cadastrar o maior número de estabelecimentos de interesse sanitários, averiguar denúncias e irregularidades, e promover a educação e conscientização sanitária.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessoria de comunicação