Vigilância Ambiental inicia 2ª etapa do LIRAa para monitorar a proliferação do Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão Municipal de Controle da Dengue da Vigilância Ambiental, inicia na próxima segunda-feira (26) a 2ª etapa do Ciclo do Levantamento Rápido de Índice por Aedes aegypti (LIRAa) 2021. O método de amostragem consiste em analisar os índices de infestação na coleta de possíveis focos do mosquito em Macapá.

Nesta 2ª etapa, o monitoramento se estende até 6 de maio. O trabalho irá avaliar os índices de infestações larvários, identificando a frequência e os tipos de recipientes/criadouros predominantes dos mosquitos, para assim encaminhar medidas de ações de controle para áreas de maior risco dentro do município.

A meta é visitar 6.743 imóveis, distribuídos em 16 extratos do município, no intuito de identificar precocemente a presença dos vetores Aedes aegypti/ Albopictus. As atividades são realizadas por agentes de endemias da Vigilância Ambiental, em 60 bairros de Macapá. Os profissionais necessitam fazer visitas nas residências da população, sendo uma ação de porta a porta.

O diretor do departamento de Vigilância Ambiental da Semsa, Bruno Barros, destaca a importância do LIRAa, que permite analisar como está a situação do município, identificando quais os bairros mais críticos e quais focos são predominantes na área. Para isso, a colaboração da população é essencial no monitoramento.

‘’Os agentes de endemias estarão todos identificados e protegidos contra o novo coronavírus. Nas visitas, eles orientam os moradores acerca da importância da limpeza dos reservatórios de água, por exemplo. A medida auxilia na eliminação de possíveis focos dos mosquitos’’, ressalta.

LIRAa
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti consiste em uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde. Durante o ano, são realizados seis ciclos de visitas domiciliares.

‘’Durante o ano é necessário realizar ações de combate ao Aedes aegypti que evitem doenças como dengue, Zika e chikungunya. As ações auxiliam os gestores municipais na tomada de decisão ou na criação de estratégias para combater o mosquito’’, explica o diretor Bruno Barros.

Disk Mosquito
A população pode ajudar no combate dos vetores Aedes aegypti/ Albopictus, solicitando a visita de um agente de endemias ou fazendo denúncia de logradouros abandonados. A Semsa disponibiliza o Disk-Mosquito no número 98813- 3779. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social