Vigilância Ambiental de Macapá inicia Plano de Ação contra o Aedes aegypti no Residencial Macapaba

A Vigilância Ambiental de Macapá iniciou nesta sexta-feira, 23, o Plano de Ação de controle ao Aedes aegypti no Residencial Macapaba, zona norte da capital. O trabalho realizado por agentes de endemias segue na próxima semana com visitas no entorno dos blocos, tratamento focal com larvicida, e eliminação de criadouros em potencial que possam servir para a proliferação do mosquito.

“Aqui foi um dos extratos mapeados na cidade com o maior índice de criadouros. Então, nosso trabalho é eliminar esses criadouros e evitar uma propagação da doença no entorno e nas famílias que aqui residem”, destacou o chefe da Divisão de Controle da Dengue, Ailson Quaresma.

De acordo com o V Ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que ocorreu em Macapá de 16 a 25 de setembro, o município foi classificado na escala que vai de 1 a 3,9%, com 3,8%, ou seja, de médio risco. Dos 16 extratos visitados, 6 apresentam médio risco de criadouros, entre eles: Marabaixo, Brasil Novo e Macapaba.

Segundo os dados, o lixo doméstico representa 45% dos criadouros preferenciais do mosquito, seguido por pneus, 27%; e depósitos de água, que contabilizam 16%. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, inicia na sexta e segue ao longo da semana seguinte com o objetivo intensificar o combate naquela área.

“Devido à pandemia do novo Coronavírus, não entraremos nas residências, apenas trataremos do entorno. Nós pedimos a da ajuda da população para ajudar nesse combate e limpar seus quintais”, frisou Quaresma.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação