Videoconferência: prefeito Clécio reúne com representantes da Educação e senadores para tratar sobre o novo Fundeb

Fotos: Gabriel Flores

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, esteve reunido com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre e o senador Randolfe Rodrigue, representantes do Movimento Vota Novo Fundeb e representantes da Educação do Amapá para tratar sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O encontro ocorreu no último sábado, 25.

O encontro foi uma solicitação do Movimento Vota Novo Fundeb, para pedir apoio aos senadores para a aprovação sem destaques da Proposta 15/2015, de autoria da deputada federal Dorinha Rezende, que trata sobre a Complementação da União no Fundeb, dentre outros avanços na área da Educação.

A coordenadora do Movimento Vota Novo Fundeb, Ivanea Alves, falou aos senadores sobre a necessidade do apoio do Senado para a aprovação do relatório, destacando as melhorias que o mesmo poderá trazer para a educação pública do estado. “A partir do Fórum Estadual, organizamos esse movimento emergencialmente pela necessidade de se fazer esse debate junto aos parlamentares, os trabalhadores da educação e todas as unidades que se juntaram na defesa desse movimento. Essa reunião, com os senadores e toda essa mobilização é em defesa da aprovação do novo Fundeb”.

Clécio Luís destacou a importância do financiamento para a manutenção da Educação. “O Fundeb é o principal instrumento financeiro de gestão, de manutenção das escolas, e nos municípios é de longe o instrumento que financia a educação. Nós dependemos do Fundeb, as ameaças que tivemos nos últimos meses são terríveis e inimagináveis para a manutenção da educação infantil e fundamental dos municípios brasileiros. Precisamos e dependemos de mais força da união federal no financiamento da Educação. Nós somos deficitários. O Fundeb é uma ferramenta importante para o financiamento da educação e que precisa ser fortalecido”, enfatizou.

“Estamos aqui para engrossar o caldo do movimento e nos colocarmos como mais um nesta luta, seja como prefeito, como professor e como membro da Ameap”, acrescentou o prefeito. O senador Davi Alcolumbre informou que a proposta que torna permanente o Fundeb na Constituição Federal está prevista para ser votada ainda na segunda quinzena de agosto, e os esforços estão sendo feitos para que a aprovação seja sem alterações. 

“O Senado construiu com a Câmara uma proposta de consenso, por meio da participação de senadores, enquanto o texto estava sendo analisado pela comissão especial de deputados. Já estamos em conversas com os senadores, para que a proposta seja aprovada na Casa sem modificações, e ser promulgada o mais breve possível”, disse Davi.

Estiveram presentes também na reunião o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel; o vereador Rinaldo Martins; a secretária municipal de Educação em exercício, Francisca Oliveira; secretária de Estado da Educação, Goreth Souza; a professora Antônia Andrade, membro da Coordenação do Movimento Vota Novo Fundeb; Séfora Rola, representando o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil; Rui Valdo, presidente do Conselho Permanente de Valorização do Profissional da Educação Básica (CPVPEB); a deputada federal Leda Sadala, além de outros representantes da educação do Estado.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação