Macapá tem mais de 50 logradouros públicos para serem adotados pela iniciativa privada. A iniciativa contempla o programa Vem Pra Praça, instituído pela Prefeitura de Macapá por meio da Lei de 2.479 de 2021. A empresa adotante, além de contribuir para que a cidade fique mais agradável e bonita, poderá utilizar o espaço como instrumento de promoção, publicidade e propaganda.
“Estamos estreitando laços com as instituições privadas com o intuito de buscar apoio de pessoas físicas ou jurídicas na conservação, manutenção, zeladoria, revitalização aos nossos espaços públicos. Já estamos com alguns empresários interessados e em breve vamos firmar parceria”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Os interessados devem sinalizar sua intenção através do preenchimento de protocolo disponibilizado no gabinete do prefeito. Nesse documento, o empresário indica o local que pretende adotar e as ações que serão desenvolvidas no local, como construção, revitalização, pintura, limpeza em geral e desenvolvimento de ações culturais.
A partir dessas informações, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) faz o levantamento do espaço, como quantidade de bancos, os principais problemas que o local apresenta e os possíveis valores que serão gastos. Caso o empresário tenha interesse em revitalizar o logradouro, a Semob monta um projeto de revitalização.
“Apresentamos um projeto de revitalização da praça do Novo Buritizal à empresa LMTE. A partir desse momento, eles deram suas sugestões e opiniões e vamos adaptar de acordo com as necessidades”, explica o subsecretário municipal de Obras, Ivy Vasconcelos.
A finalização da adoção é feita por meio do termo de acordo e cooperação entre Prefeitura de Macapá e instituição privada. Podem participar do programa pessoas físicas, entidades da sociedade civil, associações de moradores, amigos de bairro e pessoas jurídicas.
Praça do Equinócio: primeira a ser adotada
No dia 27 de agosto, foi adotado o primeiro espaço público: a praça do Equinócio. O local agora está sobre os cuidados da Associação Nipo-Brasileira. De acordo com a presidente da associação, Yumeko Okada, o interesse deles é conservar a limpeza do local e acrescentar uma decoração que transforme em uma praça oriental com o intuito de homenagear os primeiros imigrantes japoneses.
Momento de integração com empresários
Na semana passada, foi realizado um momento de integração entre gestão municipal e empresários de Macapá. Na ocasião, foi sinalizada a adoção de sete logradouros públicos. Dentre eles estão as rotatórias do Araxá, Pedro Lazarino, Marco Zero e Embrapa. Além do canteiro da Claudomiro de Moraes e as praças do Barão e do Novo Horizonte.