Veja como adotar um espaço público em Macapá

Formulário que sinaliza interesse em adotar espaço público está disponível no site da Prefeitura de Macapá.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Você que tem interesse em adotar um espaço público, já pode preencher o formulário que está disponível no site da Prefeitura de Macapá. A iniciativa contempla o programa Vem Pra Praça, instituído por meio da Lei de 2.479 de 2021. A empresa adotante, além de contribuir para que a cidade fique mais agradável e bonita, poderá utilizar o espaço como instrumento de promoção, publicidade e propaganda.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE ADOÇÃO

Macapá tem mais de 50 logradouros públicos para serem adotados pela iniciativa física ou jurídica. No formulário, é solicitado informações básicas como nome, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone para contato. Também é sinalizado o espaço público que pretende adotar e apresentar o projeto com as principais ações que serão desenvolvidas no local.

Dentre as ações no espaço, pode ser construído área verde e playgrounds, restauração da praça, bancos e revitalização da pintura, manutenção através de limpeza e conservação do lugar. Além disso, pode ser desenvolvido atividades culturais e de educação, como dança, teatro, música, palestras e seminários educativos.  

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) também está disponível para montar um projeto de revitalização. Para isso, é realizado um levantamento do espaço com os principais problemas que o local apresenta e os possíveis valores que serão gastos.

A finalização da adoção é feita por meio do termo de acordo e cooperação entre Prefeitura de Macapá e instituição privada. Podem participar do programa pessoas físicas, entidades da sociedade civil, associações de moradores, amigos de bairro e pessoas jurídicas.

Praça do Equinócio: primeira a ser adotada
No dia 27 de agosto foi adotado o primeiro espaço público: a praça do Equinócio. O local agora está sobre os cuidados da Associação Nipo-Brasileira. De acordo com a presidente da associação, Yumeko Okada, o interesse deles é conservar a limpeza do local e acrescentar uma decoração que transforme em uma praça oriental com o intuito de homenagear os primeiros imigrantes japoneses.